Preparando as malas para cair na estrada – Saber o que levar e o que não levar nessas horas é crucial e fará toda a diferença.
sábado, 28 de março de 2009
Finalmente você conseguiu comprar a motos dos seus sonhos e surge à oportunidade de sua primeira viagem sobre duas rodas, ou você já tem moto há muito tempo e nuca teve coragem de encarar o asfalto. Em qualquer uma das situações, saber o que levar e o que não levar fará toda a diferença na hora de pegar a estrada.
Para ajudá-lo nesse momento decisivo, elaboramos algumas considerações para a hora de organizar as malas.
Tanto em viagens curtas como em verdadeiras expedições pelo mundo, o que menos temos em nossas motos é espaço para bagagens. Por isso saber “como” se preparar será uma grande vantagem. Toda viagem de moto exige uma preparação e é ai que entra o dilema.
Acondicionando a bagagem
Existem diferentes maneiras de transportar a bagagem em uma moto, independente de estilo ou capacidade,pois a maioria permite a fixação no banco da garupa de alforjes ou mochilas. Opte sempre por fixar a bagagem na moto, evite carregá-la em seu corpo através de mochilas, pois além de elevar o centro de gravidade é um peso móvel e dificulta a ação do piloto. Lembrando sempre que quanto maior o peso, maior será a instabilidade na condução da moto.
Se for usar alforje lembre-se sempre de distribuir o peso de maneira equilibrada entre a direita e a esquerda da moto e sempre que possível use maleiros de tanque para distribuir a carga entre a frente e a traseira. Para a fixação, utilize elástico e “aranhas” feitas para essa finalidade. Nuca use cordas, pois a tensão afrouxa com o movimento. Acondicione todos os itens em sacolas plásticas, para proteger o conteúdo da umidade e sujeira. Separe tudo que é necessário à moto, sendo o espaço restante liberado para itens pessoais. Veja no manual do proprietário a capacidade carga e nunca exceda o limite especificado.
O que altera na dirigibilidade?
Uma moto carregada se comporta de maneira diferente na pilotagem. O centro de gravidade, normalmente fica deslocado para trás, uma vez que a maior capacidade de carga se encontra justamente na traseira da moto. Em contra partida a frente fica leve e os controles, sensíveis – pilote com suavidade e evite mudanças bruscas – familiarize-se com a nova configuração.
Finalmente o que levar?
Use o bom senso ao avaliar as condições de sua viagem como distância, tempo de permanência, condições climáticas, estradas etc. A seguir você encontrará uma lista de itens importantes e recomendáveis. Mas cada um deve decidir o grau de relevância para seu propósito.
Itens Para a Motocicleta
- Kit para reparo de pneus ou spray reparador. Câmara de ar apropriada para cada aro, se for o caso, bomba de ar ou garrafa de ar comprimido.
- Kit de reparos rápidos: arame, fita isolante, fita adesiva, lanterna, cola instantânea, estilete, abraçadeiras plásticas “tire up”.
- Ferramentas originais da moto, jogo de chaves sextavadas, e chaves tipo Allen.
- Chave de ignição reserva
- “Aranhas” e elásticos reservas, 15 metros de corda, dois esticadores para prender a moto.
- Manetes de embreagem, de freio, vela, filtro e lâmpada do farol.
- Cadeado ou trava para o disco
- Lubrificante spray
Itens para o motociclista
- Roupa de Chuva. Para ser vestida por cima da roupa de viagem, deve ser acondicionada de maneira a ser de acesso fácil.
- Cópia de todos os documentos, inclusive cartões de banco e de crédito. Considere também armazenar em formato digital e na internet. Podendo assim ser acessado de qualquer computador ligado a rede. Lembre-se de guardar de forma a ter fácil acesso na moto.
- Kit Farmacêutico, remédio para indigestão, dores de cabeça e fígado. Antiinflamatórios, esparadrapo, cicatrizante, colírio e soro fisiológico.
- Mapas, papel e caneta para anotações.
- Equipamentos eletrônicos, câmera fotográfica, filmadora, GPS, celular, MP3, pen drive, tripé, baterias, carregadores e pilhas. Proteja os equipamentos envolvendo-os em peças de roupa e depois acondicionados em sacos plásticos para evitar a umidade. Separe os mais usados onde possa ter fácil acesso na bagagem.
- Uma garrafa de água e papel toalha tem múltiplas aplicações.
- Se você for realmente aventureiro, barraca de acampamento e saco de dormir.
- Canivete
- Sacos plásticos para os pés e luvas cirúrgicas para as mãos no caso de chuva.
- Além da quantidade de roupa necessária para a viagem, leve meias extra para o caso de ser pego de surpresa por uma chuva rápida.
- Um calçado confortável para descansar os pés das botas de viagem.
Bem, espero que essas dicas possam lhe ajudar na hora de preparar sua bagagem, levando em consideração que alguns itens são essenciais e outros só em caso de longas viagens. Agora é preparar o roteiro e cair na estrada, mas lembre-se, bebida e moto não andam juntas. Divirta-se e quando voltar mande suas fotos e a história de suas aventuras para nós. Teremos o maior prazer em publicá-las em nossa revista.
Se você gostou das dicas deixe seu comentário a baixo, se você não tem conta no google escolha na opção "Comentar como:" Nome/URL e preencha seu nome, site ou email logo em seguida escreva seu comentário e depois clique em postar comentário. Sua opinião é muito importante para nós.











0 comentários:
Postar um comentário