Saiba como ter o domínio completo da frenagem.
terça-feira, 10 de março de 2009
Todo tipo de movimento este necessariamente envolvido em uma parada. O domínio correto dos recursos que promovem a desaceleração e frenagem de um veículo tem, por objetivo, obter melhores condições de segurança.
Em uma moto os recursos disponíveis são:
Arrasto Aerodinâmico
Freio Motor
Freio Traseiro
Freio Dianteiro
Esses recursos foram classificados em ordem de grandeza em termos de eficiência que possuem em uma frenagem, do menor para o maior. A ordem é proposital, pois para efetuar uma parada é necessário esgotar os recursos menos eficazes antes preservando o mais importante para a solução final.
A eficiência de cada de cada recurso esta diretamente ligada ao tipo de moto e meio onde ela atua. Mas ainda assim procure obedecer ao critério acima. Vejamos como usar corretamente cada um dos recursos, tendo como base a utilização em asfalto por diferentes motos.
Arrasto Aerodinâmico
Esse resultado normalmente obtido com o uso do próprio corpo em posição que ofereça maior contato com o fluxo de ar gerado pelo movimento, consiste em erguer a cabeça e o tronco até que os braços estejam esticados segurando o guidão. Os joelhos também são usados afastando-se do tanque e projetando-os para fora. Esse tipo de arrasto é principalmente usado em aproximação de curvas e é obtido com a abertura do joelho que estiver do lado de dentro da curva dessa forma o trabalho de inclinação e controle durante a curva é facilitado.
Freio Motor
Consiste em usar a redução de marchas fazendo com que a resistência gerada pelo maior regime de rotações do motor sirva como redutor de velocidade. Todo cuidado é pouco pois o ato de apertar a embreagem para reduzir pode ser rápido, enquanto que a recolocação do motor na nova marcha deve ser suave e constante.
Freio Traseiro
Tem um papel fundamental, pois permite o controle da moto, principalmente em baixa velocidade onde qualquer ação do freio dianteiro é excessiva. Mas cuidado para não acioná-lo de maneira brusca, pois poderá causar o travamento pneumático da roda ocasionando uma derrapagem. O ideal é iniciar com um acionamento suave e depois executá-la de maneira firme e veemente.
Freio Dianteiro
Esse é o recurso derradeiro, toda a massa em movimento irá ser lançada sobre a roda dianteira no momento de uma frenagem. Essa é a razão do privilégio dado pela engenharia na construção desse equipamento. Por ser o mais eficaz é mantido como reserva final, sendo aquele que promoverá maior e mais eficiente desaceleração. Todo cuidado é pouco e o uso desse recurso segue o mesmo principio do freio traseiro um acionamento suave seguido de uma aplicação mais firme, lembrando que se deve sempre fazer uso dos quatro dedos no manete garantindo maior eficiência durante a frenagem.
Em caso de frenagem de emergência onde o fator “tempo” é crítico nessas circunstâncias a utilização dos demais recursos se torna irrisória tornando o freio dianteiro o principal, boa pilotagem e até aproxima.
1 comentários:
Desculpa mais ficou uma dúvida, como assim "lembrando que se deve sempre fazer uso dos quatro dedos no manete garantindo maior eficiência durante a frenagem."? O correto não seria usar 2 dedos, pois dessa forma se consegue maior controle da moto em caso de surgir um imprevisto?
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