Bolhas e pára-brisas para motos funcionam ou não?

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Todas as vezes que percebo as pessoas falando sobre bolhas para motos surgem algumas dúvidas como:

1. É bom para usar na cidade?
2. Protege somente o piloto ou também o garupa que vai numa posição mais elevada?
3. Aumenta o consumo de combustível?
4. Muda o comportamento da moto, devido à alteração aerodinâmica? Influencia no "peso" da frente e na frenagem?

Vamos as respostas:

1. Para uso na cidade, a bolha tem função praticamente estética, mas ajuda um pouco nas localidades em que faz frio e garoa. Na estrada, a bolha ou pára-brisas, são de suma importância.
2. O carona também pode ser favorecido dependendo do estilo da bolha e do ângulo de instalação.
3. Não há estudos, nem relatos, sobre o aumento do consumo de combustível.
4. Não influência no peso, pois o peso da bolha é irrelevante. Não foi observado nenhum aspecto referente a frenagem. Já na estabilidade e vantagens, podemos fazer as seguintes considerações:
Sem bolha: dificulta a viagem, pois a mesma torna-se estressante. Após uma determinada distância percorrida, que varia de piloto para piloto, os braços ficam mais doloridos ao suportar a resistência do vento que incide direto no peito, dificuldade esta que pode ser aumentada em caso de viajar contra o vento. O capacete, a viseira, as luvas e a jaqueta viram "cemitério de mosquito".

Bolha grande:Dificulta a viagem. Proteje contra o vento, chuva fina e insetos, porém gera turbuência, deixando a frente da moto instável, exigindo uma pilotagem muito mais cautelosa. Além disso, nas motos com menos de 50cv ela funciona como um "freio-aerodinâmico", segurando a moto, principalmente quando se está contra o vento. São indicadas para as motos custom "parrudas", que são pesadas o suficiente para não sofrer instabilidade e potentes o suficiente para vencer a resistência aerodinâmica.

Por fim as bolhas pequenas ou pára-brisas médios são os melhores para viagem, pois proporcionam boa proteção contra o vento, insetos e chuva leve e ao mesmo tempo não desfavorecem a aerodinâmica, tendo como funções básicas desviar o fluxo de ar para os lados e principalmente para cima.


A maneira mais adequada de instalar a bolha coloca-la de forma que fique "paralela" à suspensão dianteira, mantendo um ângulo de inclinação o mais próximo possível do ângulo de inclinação das bengalas.

Para diminuir a turbulência na parte inferior da bolha ou pára-brisas, é importante que a distância da base da bolha ao copo do farol seja próxima dos 2 cm. Distâncias maiores ou menores geram turbulências maiores.

Vale a pena encerar a bolha ou pára-brisas. Para tal, vale a pena utilizar a mesma cera usada para motocicletas, a fim de facilitar o escoamento da água da chuva, bem como na remoção dos cadáveres de insetos.

Bem, espero que essas dicas ajudem na hora da escolher entre viajar com ou sem uma bolha, até a próxima.

1 comentários:

Anônimo,  29 de jun. de 2010, 20:08:00  

Comprei um parabrisas da Givi A600 (universal) e veio nele um adesivo alertando para "nunca ultrapasse os 100Km/h" estes parabrisas apesar de tornar a viagem mais confortável, limitam a velocidade de cruzeiro? (seablu@ig.com.br)

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