Twister ou Fazer, quem é a melhor? – Um teste realizado com as duas maquinas pode responder essa pergunta.

terça-feira, 5 de maio de 2009


Ontem falamos aqui sobre a grande queda nos preços das duas motos mais vendidas da categoria 250cc no país, só que depois da reportagem muitos motociclistas ficaram com dúvidas sobre qual das duas comprar. Pra auxiliar um pouco nessa decisão resolvemos colocar aqui um verdadeiro tira-teima sobre as duas motos com testes utilizando equipamentos super precisos de medição e com o auxilio de um GPS, sem falar na boa e velha trena e o cronometro, e muitos, muitos cálculos.

Os testes foram repetidos até que os números médios de aceleração, retomada, frenagem e velocidade máxima fossem os mais fiéis possíveis. Os números que por alguma razão fugiam da média foram desconsiderados.

Vamos aos testes!


As diferenças começam na hora de ligar as motos. Na Yamaha Fazer, um toque no botão de partida é suficiente e lá está ela prontinha para sair. Com a Honda Twister, primeiro é preciso checar a posição da torneira do combustível (ausente na Fazer), acionar o afogador, ligar o motor e esperar um pouco para esquentar até que se possa rodar. Ponto para a injeção eletrônica, sem questionamento.

Ambas possuem motor com arquitetura e cilindrada semelhantes, com o acionamento das válvulas feito por corrente. No entanto, os números declarados pelo fabricante dão vantagem para a Twister, que oferece 24 cv de potência a 8.000 rpm e torque de 2,48 kgf.m a 6.000 rpm. Já a Fazer desenvolve 21 cv a 7.500 rpm e 2,1 kgf.m a 6.500 rpm. O responsável por essa diferença chama-se comando de válvulas. Na Twister são quatro válvulas e comando duplo, uma configuração que privilegia a potência em altas rotações.

Na Fazer são duas válvulas com comando simples, arquitetura que prioriza o torque em baixas rotações. Apesar do valor máximo ser menor que o da Twister, a injeção eletrônica faz seu papel e ajuda a manter um bom torque desde as baixas rotações. Este comportamento diferente dos motores influencia muito nos conjuntos das motos. Tanto que na Fazer o câmbio possui cinco marchas e na Twister foi preciso utilizar um câmbio com seis marchas, para aproveitar melhor o desempenho do motor em altas rotações.

A pergunta que todos querem fazer. Qual anda mais?

Chega de teoria. Pista liberada, motores aquecidos, sistema de medição checado... Finalmente, chegou a hora de conferir qual das duas é mais rápida na aceleração de 0 a 100 km/h, se a Twister com sua maior potência ou a Fazer com o torque constante. Fizemos mais de 10 tomadas de aceleração com cada uma delas e em todas ficou evidente que a maior potência fez a Twister ser a moto mais rápida nas acelerações. Levou em média 11,86 segundos para atingir os 100 km/h, quase um segundo a menos que a Fazer, que levou em média 12,85 segundos para chegar à mesma velocidade.

Para finalizar as medições nas quais o motor é o protagonista, elaboramos duas simulações de retomada, de 40 km/h a 60 km/h e de 60 km/h a 80 km/h, todas utilizando a última marcha. Nesta última prova de desempenho a Fazer deu um banho na concorrente, cumprindo a primeira retomada em 5,12 segundos contra 7,93 da Twister. A segunda tomada também foi favorável à Fazer, com 4,87 segundos para acelerar de 60 km/h a 80 km/h, contra 7,09 segundos com a Twister. O que mostra que potência nem sempre é tudo, em casos de necessidade de uma retomada urgente como uma ultrapassagem a Fazer simplesmente deixa a Twister no chinelo.

Fica provado que o desempenho da Twister é melhor que o da Fazer, mas para aproveitar este bom rendimento é preciso manter o motor sempre em alto giro, trocando as marchas com grande freqüência o que acaba cansando muito mais rápido o piloto. O preço disso é o aumento do consumo e a exigência de mais operações por parte do piloto. A Fazer, em compensação, apresenta um funcionamento mais dócil e linear, proporcionando bom rendimento com as baixas rotações e evitando constantes trocas de marchas. A vantagem deste funcionamento está no conforto, pois permiti que o piloto troque menos as marchas e tenha a mão um motor sempre esperto e muito mais econômico.

Pneus

Rodando aos 40 km/h a Fazer precisou de 7,75 metros para desacelerar totalmente, 1,20 metro antes da Twister. A 60 km/h a vantagem ainda foi da Fazer, que levou 13,12 metros até parar totalmente, 81 cm a menos que sua concorrente. Por último a frenagem a partir dos 80 km/h, quando a vantagem diminuiu, mas ainda a favor da Yamaha, que conseguiu parar em 22,88 metros, contra 23,51 da Honda.

Levamos também os pneus à prova no circuito. Iniciando as voltas com o pneu ainda frio e aumentando o ritmo a medida que os pneus esquentavam, notamos que os Pirelli Sport Demon utilizados na Fazer aquecem mais rápido e garantem mais aderência desde o início. Já os Pirelli MT 75 utilizados na Twister necessitam de mais tempo para aquecer e em situações extremas os pneus da Fazer ainda ofereciam melhor aderência. Prova disso foram as constantes escorregadas que a Twister deu na pista, que atrapalhavam a execução do traçado e algumas derrapadas durante os testes de frenagem.


Suspensões

As suspensões também tiveram um papel determinante durante os testes de frenagem. A Fazer possui 120 mm de curso nas suspensões dianteira e traseira, configuração esta que ofereceu mais estabilidade durante as frenagens, mantendo a moto sempre equilibrada. Nas frenagens mais bruscas, a Twister tendia a perder a aderência da roda traseira, que levantava com facilidade. Isso se deve ao curso das suspensões maior na frente, com 130 mm, e menor atrás, com apenas 100 mm de curso.

Nas curvas mais radicais, onde as suspensões foram também exigidas, e ao passar por pequenas irregularidades na pista, o conjunto pneus e suspensões da Fazer ofereceu estabilidade superior ao da Twister. Mas isso não quer dizer que a Twister também não ofereça boa estabilidade. Simplesmente a Fazer conseguiu ser melhor e por este motivo o tempo médido das voltas foi equivalente nas duas, a Fazer contorna as curvas com maior velocidade e frenagens mais atrasadas e a Twister com saídas de curva mais rápidas, porém vindo de uma curva um pouco insegura graças ao conjunto suspensão e pneus.

Conclusão

A Twister se mostrou mais rápida graças ao motor que oferece um bom desempenho, com vantagem na aceleração e velocidade final, porém peca no quesito estabilidade. Do outro lado, a Fazer vence por oferecer mais segurança e conforto devido ao ótimo conjunto de freios, pneus, suspensões e auxílio da injeção eletrônica que consegue manter a moto quase na mesma velocidade de sua rival. Mas temos que levar em conta que potência e estabilidade não valem nada se quem estiver no controle da máquina não souber extrair o melhor que cada uma pode oferecer.

Para quem quer um moto veloz a Twister é a melhor pedida, para quem quer uma moto com conforto e segurança de condução a Fazer é a escolha. Cabe a você agora decidir.

27 comentários:

Anônimo,  29 de jul. de 2009, 21:33:00  

Matéria legal e não tendenciosa. Parabéns.

Anônimo,  14 de out. de 2009, 21:24:00  

parabens ++ a twister anda +++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++, fazer é muito ruimm..(HONDA É HONDA)

Emanuel,  14 de out. de 2009, 21:42:00  

Bom concordo com o pessoal da revista, porem me desculpem os colegas Hondeiros, yamaha é muito mais moto a honda tem nome no mercado por ser a mais antiga quem tem fazer sabe do que estou falando, confoto, estabilidade, visual, ciclistica, tudo isso é simplesmente fantático na Fazer.
Que a TW anda mais tudo bem, mas quero saber se vc vai andar de punho em baixo o tempo todo, faz uma viagem de 500 kms numa tw e faz uma numa fazer ai você vai entender do q estou falando.
Concordo e assino em baixo com o pessoal da revista "Para quem quer um moto veloz a Twister é a melhor pedida, para quem quer uma moto com conforto e segurança de condução a Fazer é a escolha." Parabéns Will!

Anônimo,  29 de out. de 2009, 04:44:00  

Estava em dúvida entre TW e FZR, mas agora já decidi após ler essa riquíssima matéria.Como de praxe achava a TW melhor acho que pelo nome HONDA mas como não quero moto pra autódromo resolvi escolher a FZR gosto do seu desenho e conforto além de tudo é mais robusta que a TW, vlw rapaziada obrigado me ajudou a ser Fazer_eiro... rs abraços

kleber,  11 de nov. de 2009, 10:18:00  

È realmente as duas são espetaculares,é muito dificil decidir so andando para ver,mas depois que li este documentario fique incrivelmente imprecionado com o material foi otimo...
Tirei varias duvidas,tenho uma tw anda bem e me da conforto,e segurança hondeiro é hondeiro mas não abro mão de um presente como a fazer muito boa espetacular parabens ....

Will - Equipe Extreme,  11 de nov. de 2009, 22:10:00  

Obrigado Kleber, nossa intenção é informar de forma simples porem detalhada. Vocês esta de parabéns por ser um dos poucos donos de TW que entende que ambas a motos tem qualidades e deficiências. Mas concordo com você quem quiser me presentear com qualquer uma das duas será muito bem agradecido. Forte abraço!

Unknown 11 de abr. de 2010, 12:59:00  

bom pessoal entrei aqui com muita duvida...
mais quero agradecer pq sai daqui decidido
vou de fazer pq o pessoal da revista tem razao,velocidade nao é tudo e tambem depende muito de quem a conduz,ja no conforto e na estabilidade está claro que é melhor a fazer e economia tambem,andei nas duas e senti que na subida a twister parece ser mais pesada,ja na fazer senti leveza e mais agilidade mais só entrando aqui pra ter serteza mesmo pq esses caras realmente entendem vlw por td galera...

Will - Revista Extreme 11 de abr. de 2010, 15:16:00  

Valeu Vinicius!

Estamos aqui pra ajudar de forma imparcial e com a máxima realidade dos fatos. Um forte abraço e depois nos mande fotos da sua motoca pra nossa galeria.

Abraço e fica com Deus

Anônimo,  1 de mai. de 2010, 17:25:00  

oi pessoal,ai galera tenho uma twister 2008 cinza(chumbo)bem sou o tipo de cara q ja gosta de velocidade,amo correr de moto,com tanto até q aqui perto de casa passa a br e tem um tunel de 1km e 7metros bah cara é muito show ela cola 160km/h. ja di varios couros em fazer,,eu e meu amigo estudamos a noite e ele tem uma fazer vermelha de vez enquando ando com éla!!!!de conforto sem comparação a fazer da um banho na twister,mas como eu prefiro velocida sou mais a twister,gente um abraço as duas são maquinas,uma no conforto,outra na velocida,amo as moto da honda,mas respeito as da yamaha.
abraço gale materia muito show.AMO VELOCIDADE.
ANDY.

Anderson,  13 de mai. de 2010, 20:59:00  

Fala galera!!

Materia show de bola.. estão de parabéns!!

Antes de comprar minha FZR cheguei a andar na TW pra comprar e realmente a FZR é mais confortavél...
Para o dia-a-dia o conforto fala mais alto..
e em questão de desempenho a difereça não é grande... aliás nem é notável...
todavia as duas são um motão.. gerando assim a dúvida cruel no momento da aquisição entre uma ou outra..
Portanto com Fazer ou Twister estaremos bem
servidos...

Abração

Anônimo,  1 de nov. de 2010, 12:26:00  

Marcos - Piracicaba / SP. Inicialmente achei bastante esclarecedora a matéria que se baseou em dados (testes)técnicos, portanto, com uma conclusão imparcial. Acredito que pode ajudar muito na decisão e escolha de uma moto e outra.
Contudo, embora eu não entenda quase nada de moto, acho que alguns outros pontos poderiam ter sido abordados nos testes, claro se fosse poosível. Por ex., qual melhor motor considerando a durabilidade e mecanica de um e outro, o custo de peças a de reposição etc

Anônimo,  13 de dez. de 2010, 23:52:00  

amanha vou fexar com u7ma fazer limited edition e tava em duvida se seria bom negocio msm. por conta da marca do valor e por tudo q pesquisei nesse site e em outros confirmei q 250 eh FAZER. amanha pego a minha ;)

Anônimo,  2 de fev. de 2011, 20:49:00  

a twister concerteza e a melhor!!!

Anônimo,  27 de fev. de 2011, 11:58:00  

se a tuwister anda 160km por hora faça um desconto de 10% que na realidade anda 144 km por hora isto e a velocidade maxima.

Anônimo,  27 de fev. de 2011, 12:03:00  

tuwister anda muito!!!!!! hahahaha!!! pois se quizer uma moto que anda de verdade compraria uma cb500 ou uma hornet600 isto sim e moto pra andar por isso que fico com a fazer250 ja que ambas andam a mesma coisa entao prefiro aque me de mais economia conforto e segurança.

edinaldo,  19 de mai. de 2011, 17:01:00  

olha eu tenho uma tw e eu acho que ela anda muito mais depois dessa matéria vi que se escolher qualquer uma das duas tá valendo as duas sâo ótimas......

Anônimo,  1 de jun. de 2011, 12:19:00  

Olha a fayzer não dá retifica , se ela fundir o motor, ou arranhar o bloco, vcs que tem fayzer tem que comprar um kit novo de pistão e anéis, vai ficar muito caro isso, Agora eu tenho uma TWISTER e acho ela muito mais moto que a fayzer, pelo menos ela dá retífica, e eu acho ela muito confortével, quem tem fayzer, yamara atrás da minha twister.....

Anônimo,  1 de jun. de 2011, 12:30:00  

MOTO PARA O DIA A DIA TEM QUE SER TWISTER, QUERO VER QUANDO A HONDA LANÇAR AS TWISTER DE RELAÇÃO DE CORRÉIAS, HÃM SERÁ QUE VAI PARAR O BARULHO, SE A HONDA LANÇAR MAIS RÁPIDO QUE A YAMAHA ELA É 1LUGAR....
EU TENHO UM TWISTÃO FUÇADO ELA TÁ 400 CILINDRADAS, CADÊ AS FAYZERS HEIM?
COLOQUEI UM NOME DELA DE SUPER MÁQUINA, ELA MARCA 220 POR HORA,CORRE QUE É UMA BELEZURA....

CLEBIN 2 de jun. de 2011, 15:48:00  

EU TENHO UMA TWISTER 2007-8
E ELA É MUITO ÁGIL E RÁPIDA, MOTO É HONDA, YAMAHA NA MINHA TWISTER PRA VC VER!!!
MEU NOME É CLEBER DE PAULA MACEDO DA CIDADE DE ANAPOLIS - GOIÁS, E EU AMO AS MOTOS DA HONDA.
OBS: EU SOU PILOTO E DOS BONS, E QUEM QUISER ME CONTRATAR COMO PILOTOS DE TESTE É SÓ ME LIGAR
(62)9318-8844
um abraço pros hondeiros!!!!
fui!!!

Anônimo,  11 de jun. de 2011, 14:52:00  

cbx é foda mesmo a cima dela só as de alta potencia mesmo,a baixo dela a faser.....kkkkk

Anônimo,  11 de jul. de 2011, 12:13:00  

twisterrr muuito mais lokaaa mllk!

Anônimo,  8 de jan. de 2012, 20:02:00  

FAZER é a moto , é mais cara por ter o melhor conjunto, poucos entedem isso

Anônimo,  19 de jan. de 2012, 15:03:00  

uma coisa que ficou vaga é o consumo ????
quantos que cada uma faz com 1 litro de gas ????
parabens pela materia mtO bom

Anônimo,  20 de fev. de 2012, 12:35:00  

- logico que a fazer e melhor né ? sem duvidas , a fazer e mais conforto anda mais , eu ja fiz 3 teste com a fazer vs a twister sempre a minha fazer venceu anda bem mais bemmm +++++++ ... fazer e bem melhor qu a twister !!!

Anônimo,  8 de mai. de 2012, 08:48:00  

a honda fez seu "pe de meia" enquanto so existia ela no mercado.Agora ta perdendo muinto mercado para outras marcas que tem motos exelentes com precos menores e mais completas .a exemplo disso foi a nescessidade de colocar freio a disco traseiro na cb 300 urgente.Tenho uma fazer 2011 e so quem tem sabe dizer como a moto e otima em todos quesitos.

Anônimo,  23 de set. de 2012, 17:01:00  

twister e´ moto confortavel e melhor do que fazer porque honda é honda.

Anônimo,  16 de out. de 2012, 20:20:00  

hoje em dia em relacao á aproximação das outras marcas só existe em relacao á copiar os modelos porque existem marcas por aí que estao tentando copiar a cg 150 com a cabeça de power ranger e a broz e em relaçao á yamaha apenas diminuiu a distancia da concorrencia pois a honda ainda esta bem á frente sao motos que voce pode confiar tranquilamente tem mercado bom por esse fato e a concorrente(yamaha) nao da retifica em algumas motos (fazer) na hora de vender quase tem que dar a moto de graca e claramente mesmo fora de linha a cbx 250 anda na frente da fazer mesmo sendo carburada que teve que usar uma tecnologia mais avancada como a injecao e mesmo assim perdeu em potencia.conforto é bom porem confianca e principalmente motor que nao trinca é muito melhor. honda sempre em 1º e yamaha 2º nao acredito que isso mude em mil anos.

Postar um comentário

Deixar um comentário com sua opinião!

  © 2009 Revista Extreme.com - O mundo sobre duas rodas - Todos os direitos reservados.

Voltar ao TOPO  

Web Analytics