Yamaha FZ-16 mais perto do Brasil - A moto foi lançado na colombia junto com a R-15 e a nova Fazer 2009 ou YS 250 como é chamada por lá.
quarta-feira, 3 de junho de 2009
Na Colômbia já teve início o "Tour Yamaha" pelo país, desde o dia 30 de abril, e que vem espalhando por lá a campanha "Yamaha Revolution", que visa apresentar os novos lançamentos da marca que prometem revolucionar as ruas das cidades colombianas.
As "armas" para desencadear esta revolução são basicamente três a YBR 250, a nossa atual Fazer, com grafismos iguais aos já anunciados para o modelo 2009 na China; a R-15, uma esportiva de 150 cilindradas que é uma fiel "irmã" menor da top e emblemática YZF-R1, a "super" superbike da Yamaha.
A terceira arma é a belíssima FZ-16, que foi lançada primeiro na Índia em 2008 e que, junto com a R-15, revolucionaram mesmo as vendas da marca naquele país, fazendo as vendas da Yamaha decolarem em mais de 48% de 2008 para 2009.
A empreitada da Yamaha no sentido de fazer o sucesso alcançado na Índia ser replicado na Colômbia não está sendo pouco não. O "Tour Yamaha", depois de muitas apresentações, se encerrou dia 31 de maio. Para dar maior ênfase para os eventos, até a original moto utilizada por Valentino Rossi na conquista do Mundial de Moto GP de 2008 foi usada nas exposições por onde o "Tour Yamaha" passou, ao lado das três "motos-arma".
A Colômbia será o primeiro país em que a Yamaha fará o lançamento da FZ-16 fora da Índia, e a sua estréia já está sendo divulgada para o próximo mês de agosto.
O que se pode deduzir de tudo isto é que a Yamaha pode não ter um produto à altura de competir com a nova CB 300R da Honda em curto prazo, ficando esta tarefa para a já um tanto "envelhecida" YS 250 Fazer, pelo menos por mais um ano.
É difícil dizer se a Yamaha adotará a mesma estratégia que vem sendo empreendida na Colômbia e que é derivada da bem sucedida estratégia adotada na Índia. Por aqui, existe um "ranço" quanto ao lançamento de motos "Premium" de baixa cilindrada como a R-15 e a FZ-16, mas quem sabe não é esta a hora de fazer uma "Yamaha Revolution" por aqui também?
Em um primeiro momento, a maioria dos Internautas brasileiros já demonstram que a FZ-16 é um produto altamente interessante, mas o prefeririam com o motor de 250cc da nossa atual Fazer, conformando uma nova moto, uma "FZ-25", mas isto pode ainda não ser viável para este ano. Assim sendo, pode ser que a R-15 e a FZ-16 também sejam apresentadas como lançamentos para rodar aqui pelas vias tupiniquins.
Desta forma, a estratégia da Yamaha poderá ser atacar mais o segmento de motos de até 150 cilindradas, o qual ficará até mais atraente em função da redução da COFINS, já em vigor, e da nova linha de financiamentos de 100 milhões de reais que foi anunciada pelo governo nesta semana, deixando um pouco de lado o segmento de 250 cilindradas, o qual pressionado por uma redução de preços, poderá não sustentar margens de rentabilidade tão atraentes, ao mesmo tempo que também não representa a maior fatia de mercado em termos de volume de unidades de venda.
Da Honda também vem rumores de que poderá ser lançado um produto de 125 ou 150 cilindradas mais esportivo. No mundo, em 2008, a CBF 125 Stunner foi muito bem recebida, podendo ser este o modelo a ser lançado por aqui.
Enfim, a estratégia da Yamaha poderá ser atuar de forma mais enfática no mercado de motos de até 150 cilindradas, pelo menos em curto prazo. R-15 e FZ-16 podem ser anunciadas em breve.
Fonte/Parceiro: Sobre Motos
3 comentários:
SERIA UMA ÓTIMA CARTADA DA YAMAHA PREZAR PELO RESPEITO AOS CONSUMIDORES BRASILEIROS E REALMENTE LANÇAR ESSAS MOTOS NO BRASIL, REFORMULAR A FAZER EM CIMA DOS DESIGN DA F16 E R15 COM TODA CERTEZA SERIA MUITO BEM ACEITO, MOSTRARIA UM GRANDE AVANÇO NAS 250 TBM....
VAMO LA YAMAHA ACORDA PRA BRIGA DE IGUAL PRA IGUAL COM ESSAS NOVAS HONDAS....
porque a yamaha espera tanto pelo obvio que é o sucesso de lançamentos como a fz 16 e 15?acho que a concorrencia colocou ou melhor infiltrou como espiao industrial o proprio gerente da yamaha...defendo esta "camisa" desde 1985 e nunca troquei de marca mas já esta mais do que na hora reagir no mercado.ACORDAAAAA!
E YAMAHA ja estamos em 2012 e nada se FZ16,equanto isso a honda esta nadando de braçada com 72% das vendas de motos no brasil, ACORDA yamaha,a DAFRA esta chegando com produtos de alta qualidade e preços convidativos.
Postar um comentário