Cuidado na hora de trocar as lampadas do farol de sua moto.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Os veículos de duas rodas não têm uma iluminação tão eficiente quanto à dos automóveis. Como alternativa para melhorar o poder de iluminação do farol de uma motocicleta e se destacarem no meio do trânsito, as lâmpadas de xenon foram a opção de milhares de motociclistas.

Mas em função da resolução 294 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que regulamenta do uso de faróis de xenon, o equipamento não poderá mais ser instalado em motocicletas.

A resolução determina que a partir de primeiro de janeiro de 2009 os veículos equipados com faróis de xenon devem ter um dispositivo de regulagem de altura do facho em função de desníveis na pista ou sobrecarga no veículo. Além disso, os devem estar equipados com dispositivo de limpeza do farol. Não é o caso das motos.

É comum encontrar motoristas e motociclistas que substituem a lâmpada de seu veículo de 35W ou 55W por uma de 100W, com o intuito de criar mais luz. Contudo, o coordenador de desenvolvimento da Nino Faróis, Lázaro Moraes, diz que, na verdade, os condutores têm uma falsa impressão de mais luminosidade. Ele explica que a intensidade da radiação da luz gerada pela lâmpada não é medida por Watt e sim em Lúmen, que quantifica o alcance da luminosidade emitida.

Moraes diz que por conta disso, quando o condutor troca a lâmpada ele não duplica a luz e sim quadruplica o ofuscamento, já que a luz se espalha pela via e prejudica a visibilidade dele e dos demais motoristas e motociclistas. “Além disso, o uso incorreto da lâmpada pode ocasionar o fosqueamento do refletor, além de danos mais severos como o superaquecimento do conjunto óptico, que provoca o derretimento do mesmo ou ainda um curto circuito na parte elétrica do veículo”, alerta.

Por isso, ele recomenda sempre utilizar peças indicadas pelos fabricantes dos veículos para manter a qualidade da iluminação sem causar maiores danos. “Substituir 55W por 100W, por exemplo, nem sempre é mais em conta, pois os riscos de danos ao equipamento geram um prejuízo ainda maior”, completa.

Além disso, Moraes indica a manter os faróis sempre regulados. “Tão importante quanto ver é ser visto, e o farol desregulado, além de não cumprir o papel, atrapalha a visão do piloto no sentido oposto ou mesmo no espelho retrovisor de quem estiver à frente”, finaliza.

2 comentários:

BRAZ-MACEIÒ,  21 de dez. de 2009, 21:43:00  

tenha o farol bom! coloque bloco ótico da YBR 2001 e 2002 que e de vidro com uma lâmpada motovision da plilips.

Escudeiros de San Martin 9 de out. de 2010, 23:22:00  

Tenho Xenon na minha moto e a iluminação é bem melhor do que eu tinha anteriormente.

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