Dormir pilotando. Sono é uma das principais causas de ocorrências de acidentes.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

De acordo com estudos, ficar sem dormir no período de 24 horas equivale à concentração sanguínea de 0,10g/l de álcool no corpo. A privação de uma noite de sono é mais prejudicial do que os níveis alcoólicos considerados inaceitáveis pelo Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN). A Academia Brasileira de Neurologia (ABN), por conta desta questão, chama a atenção dos brasileiros referente aos perigos de conduzir uma moto com sono.

A conscientização da população sobre os riscos é uma luta constante, pois segundo a ABN existe a necessidade da criação de uma lei como a que combate o uso do álcool. Em nosso país não existem comprovações referentes ao número de casos de acidente causados pelo sono, além disso, alguns policiais não conseguem identificar quando o indivíduo está com privação de sono por falta de equipamentos como bafômetros que identificam com facilidade os casos de álcool.

É muito difícil detectar sonolência em acidentes fatais, o perito experiente pode suspeitar, mas a comprovação é bastante complicada. Quando ocorrem acidentes por conta do sono, não costumam ter manobras evasivas no local, nem freadas de pneus, diferentemente dos casos que envolvem embriaguez. Segundo a coordenadora do Departamento de Sono da Academia Brasileira de Neurologia (ABN), Dra. Rosa Hasan, grande parte dos condutores não entendem que pilotar privado de sono é perigoso.
“Os jovens são as principais vítimas da sonolência, porque trabalham durante o dia inteiro e saem para balada com o cérebro cansado”, afirma Dra. Rosa.

Legislação

O único local do mundo que há uma jurisdição considerando criminosa a condução de veículos sob privação de sono é no estado de Nova Jérsey (EUA). No Brasil já se pensa na necessidade de uma legislação que puna os condutores que insistem em arriscar suas vidas e as de terceiros ao dirigir com sono.

Segundo o Instituto Americano de Tráfego, nos Estados Unidos calcula-se que 100 mil acidentes por ano estejam relacionados à privação de sono, que geram o resultado negativo de mortes e 71 mil feridos. Na França, Inglaterra e Finlândia, a estimativa é que de 10% a 20% dos acidentes no trânsito são causados por conta da sonolência.
De acordo com o coordenador do Centro de Estudo Multidisciplinar em Sonolência e Acidentes (CEMSA), Dr. Marco Túlio Mello, a legislação que ia ser sancionada, referente ao tempo máximo de direção e condução foi vetada pelo vice-presidente da república, José Alencar.

Falando nisso...

Bebida energética é prejudicial?
Alguns motociclistas tomam a bebida energética para evitar a sonolência ou garantir uma força extra de acordo com a necessidade. O energético age como um estimulante ao corpo, mas será que a ingestão dessas bebidas é prejudicial? De acordo com a coordenadora do Departamento de Sono da Academia Brasileira de Neurologia (ABN), Dra. Rosa Hasan, a bebida energética é consumida por grande parte dos condutores que têm uma rotina de trabalho extensa. Segundo a coordenadora, o energético pode ajudar a manter o cérebro ligado por algumas horas, mas o segredo é dormir adequadamente.

Energética ou esportiva?

As bebidas esportivas têm o objetivo de reabastecer açúcar, água, eletrólitos e outros nutrientes, geralmente isotônicos encontrados no corpo humano. Já as bebidas energéticas são hipertônicas, com quantidades de nutrientes em concentrações superiores a do sangue, que provocam mais sede.

O enorme risco gerado por essas bebidas é que elas adiam uma necessidade natural de descanso do organismo. Quando o efeito passa, esta necessidade acumulada pode se manifestar repentinamente, fazendo o motociclista dormir e, consequentemente, causar acidentes.

Via expressa

Melhor prevenir do que remediar. A ultrapassagem do período de 60 horas semanais de trabalho, doenças do sono não diagnosticadas ou não tratadas e síndrome de apnéia obstrutiva do sono são alguns fatores que contribuem para os riscos de sonolência no trânsito. É importante que antes de conduzir o veículo o motociclista não esteja fatigado ou privado de sono, descanse antes de dirigir longas distâncias, não dirija se utilizou medicação sedativa ou ingeriu álcool mesmo que em pequenas doses.

O cansaço permanente pode ser originado por uma distribuição incorreta entre horas de trabalho e descanso, por períodos prolongados. É indispensável que se o motociclista portar algum desses sintomas procure imediatamente ajuda médica.

Todo o ser humano tem a necessidade de sono e, em geral, dormimos menos do que precisamos. Muitas pessoas acham que podem controlar o sono utilizando artifícios, mas sem perceber podem “tirar” um cochilo fatal.
Fonte: Dra. Rosa Hasan, coordenadora do Departamento de Sono da Academia Brasileira de Neurologia.

Se liga!

Quais os sintomas da sonolência?

• Sensação de peso nas pálpebras
• Dificuldade de focalizar a visão
• Ardor nos olhos
• Pensamentos desconexos e devaneios
• Dificuldade de lembrar-se dos últimos quilômetros percorridos
• Perder saídas ou sinais de tráfico
• As pálpebras se fecham a cabeça começa a pender
• Bocejos tornam-se constantes
• A visão começa a ficar turva
• Piscamentos constantes
• Dificuldade de manter a cabeça ereta
• Sair fora da rota, encostar-se na traseira de um carro, ou bater em obstáculos na pista
• Sentir-se cansado ou irritado

1 comentários:

Emanuel,  9 de set. de 2009, 00:14:00  

Se todo motociclista e até mesmo os motoristas atentar a esse fato termos uma redução espreciva de acidentes em nossas estradas.

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