CB 500 FOUR. 38 anos de história e muitas paixões. Mesmo depois de todo esse tempo a velha CB ainda causa arrepios.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Jamais vou esquecer o dia 16 de Maio de 1974, quando sai da concessionária Honda Rudcar em São Bernardo do Campo montado no mundo, digo, na minha CB 500 FOUR verde zerinho. Finalmente meu sonho se realizava, não sabia o que fazer... Lembro que bem próximo a revendedora, havia um posto de combustível, parei para abastecer a moto com gasolina azul (Tem muita gente que nunca nem sentiu o cheiro dela) e ali fiquei admirando a minha belíssima moto, junto com meu amigo Cláudio que também havia comprado uma CB 500 FOUR no dia anterior. Que felicidade!

Fazia muito frio naquele dia, mas pra dizer a verdade nós não sentíamos nada, andamos muito e chegamos a encher o tanque novamente.
Um fato que não posso deixar de relatar foi que após ter abastecido a moto ela não pegou, tentamos a partida elétrica e nada, tentamos o pedal e nada,... Empurramos e nada. Não agüentamos empurrar muito tempo pois era muito pesada, depois de algum tempo e alguns xingamentos percebi que o corta corrente do punho estava desligado... Ai foi só risadas e alegria voltamos a queimar gasolina.

Um outro fato muito engraçado era que os guardas de transito da época, nos paravam com a desculpa de checar os documentos, mas, na realidade eles queriam ver a moto mais de perto e nos enchiam de perguntas.

Era parar e sempre tinha alguém se aproximando para dar uma olhada, fiz uma viagem com ela que jamais vou esquecer, as vezes em casa volto no tempo, e começo a contar a meus filhos as aventuras que realizei com meu “Cadilac” (Apelido carinhoso).

Relatos do Italiano de Santo André / SP

Esse poderia ser apenas mais um relato saudosista de um cara apaixonado por uma moto se não fosse a quantidade de depoimentos que encontrei com as mesmas descrições o amor e o prazer de ter uma CB 500 Four, a moto simplesmente despertou paixões e contagiou uma geração.

Em 1971 a Honda lançada a CB500 Four, seguindo os passos da CB750, que ficou em produção até 1975 quando foi substituída pela CB550F. Ainda em 1975 foram produzidas a versão CB550 K2 que trazia as mesmas modificações de embreagem e caixa da CB550F, o grafismo de tanque da CB750 mas mantinha os 4 escapamentos separados.

A CB500 four tinha peso e dimensões mais razoáveis que sua grande irmã CB750 mas não tinha nenhuma peça em comum com esta moto, mas sim peças da embreagem e câmbio da CB350. Em 1971 saiu somente na cor verde oliva com as laterais do tanque pretas. Em 1972 foi adicionada a cor dourada e mudaram os carburadores.

Eu estava em casa quando um amigo me ligou perguntando se tinha como conseguir um reboque para pegar uma moto e eu disse que sim e me dispus a ir com ele, como não sabia do que se tratava resolvi levar minha maquina fotográfica. Para minha surpresa o que encontro uma CB 500 FOUR.

Colocamos a moto no reboque e a levamos para a oficina da DJA Motorcycles do meu amigo Dejair que acreditem rapidinho fez o motor roncar e confesso que fiquei arrepiado. A moto será totalmente restaurada pela DJA Motorcycles e já desperta o interesse de diversos colecionadores que já fazem um verdadeiro leilão tentando adquirir a moto.

Hoje à tarde não resisti e convidei o Halison (Um dos fotógrafos da revista) para fotografar o achado, vou compartilhar agora algumas imagens dessa verdadeira obra de arte e causadora de muitos suspiros saudosistas em amantes e admiradores da versão FOUR das CBs.


Fotos: Halison Rodrigues

6 comentários:

Anônimo,  24 de set. de 2009, 12:59:00  

Cara só se for aripio de prejuiso en comprar uma. kakakakakakakak

Antônio Carlos / RS,  24 de set. de 2009, 22:31:00  

Amigo não sei quem você é mas uma coisa posso dizer, quem conhece as FOUR e sua história sabe do que o Will falou.

Claro que uma moto de 38 anos e no estado em que essa se encontra tem gastos para deixar tudo como realmente merece.

O que pesa nesse quesito é o quanto uma moto como essa é importante para quem a reforma.

Conheço colecionadores que comparam motos em estados muito piores que esta e hoje tem verdadeiras obras de arte na garagem.

WIll concordo com você o ronco das four são incoparaveis, parabéns pelas imagens. Quero ver essa garota pronta em breve aqui na revista se Deus quiser. A geração Twisteira não conhece o valor de uma verdadeira maquina. Abraço!

Anônimo,  11 de out. de 2009, 19:18:00  

WILL, QUEM É PROPRIETÁRIO DESTA ARRELÍQUIA,ONDE ELE DESCOBRIO ESSA MÁQUINA,ESSA PEÇA NÃO TEM DINHEIRO Q PAGUE . É RESTAURAR SEM FAZER CONTA, E TEM MAIS RESTAURE ELA COM CARINHO SEM TIRAR A ORIGINALIDADE. QUERO VER AS FOTOS QUANDO TIVER PRONTA RVPAIVA UM ABRAÇO A TODOS.

Will - Equipe Extreme,  12 de out. de 2009, 20:46:00  

Paiva essa moto é do Junior que já esta terminando a restauração de uma CB 750 Four. Realmente para quem tem conhecimento de causa sabe do que estamos falando.

Com certeza a Revista Extreme vai divulgar as fotos da restauração, isso se a moto não for vendida a algum apaixonado pois já apareceram propostas para o exemplar que esta cotado na casa dos 8 mil e quinhentos no estado que esta. Porem segundo o próprio Junio que der o lance maior leva.

Anônimo,  21 de jun. de 2010, 21:52:00  

TENHO UMA CB 500 FOUR ANO 1971, NO ESTADO QUE ESSA SE ENCONTRA. PROCURANDO PEÇAS PARA ELA, COMPREI OUTRAS 3: ANOS 1973, 1974 (DESMONTADAS) E 1975 (RODANDO PRECARIAMENTE). O RONCO DE UMA 500 FOUR É INIGUALÁVEL. NEM MESMO A CB 750 FOUR OU AS NOVAS MOTOS DE 4 CILINDROS EMITEM O MESMO SOM PELO ESCAPE. NA VERDADE A 500 FOUR EMITE UMA MÚSICA COMPARADA AO "CANTO DA SEREIA". QUEM OUVE O SOM E É CONTAGIADO, NÃO SE PREOCUPA MUITO EM QUANTO VAI GASTAR PARA OUVIR NOVAMENTE A SEREIA CANTAR E , MENOS AINDA COM A OPINIÃO E ORIENTAÇOES DOS ECONOMISTAS DE PLANTÃO. SE FOSSE PARA ECONOMIZAR, OS DONOS DE 500 FOUR COMPRARIAM UMA HONDA POP 100, COM KIT GÁS.RS...

Anônimo,  27 de mar. de 2011, 19:40:00  

sempre fui apaixonado por cb500 four até que consegui comprar uma 1974 aparentemente no mesmo estado que essa vermelha, o que posso dizer é que essa moto com escapamento 4x1 nao tem pra ninguem

Postar um comentário

Deixar um comentário com sua opinião!

  © 2009 Revista Extreme.com - O mundo sobre duas rodas - Todos os direitos reservados.

Voltar ao TOPO  

Web Analytics