10 Motivos para andar de moto em São Paulo. Saiba porque é vantajoso optar pela motocicleta como meio de transporte

sábado, 17 de outubro de 2009

O que seria da nossa pizza quentinha no sábado a noite se ela fosse entregue através de carro? Com o trânsito caótico, que já se estendeu até nos finais de semana, ela chegaria fria e borrachuda. E, muito além das pizzas, o que seria da nossa saúde se quando estivéssemos passando mal, as farmácias de plantão não pudessem entregar os remédios com a rapidez que nos confiam hoje? Fora os policiais nas escoltas das ruas e os profissionais da CET e do SAMU, na hora de atender um problema no trânsito ou socorrer alguém em um acidente.

É por isso que o professor, motociclista, vice-presidente da Associação Brasileira de Motociclistas (Abram) e membro suplente da Câmara Temática de Educação para o Trânsito e Cidadania do Contran, Ulisses Nogueira Salvador, defende e aponta 10 vantagens de utilizar a motocicleta no trânsito hoje, seja profissionalmente no sistema de entregas, ou até para ir ao trabalho ou em momentos de lazer.

1. Mais praticidade:

Não só na cidade de São Paulo como nas grandes capitais de todo o Brasil, o trânsito é um problema que não conseguirá ser resolvido a curto prazo. Por isso, a solução seria aumentar as ruas, entretanto, Salvador diz que não existe mais essa possibilidade em São Paulo, então um dos recursos foi diminuir o tamanho dos veículos que trafegam na cidade. É aí que entram as motocicletas, pois segundo ele, no mesmo lugar de um carro, cabem cinco motos.

2. Melhor que transporte público:

De acordo com Salvador, a motocicleta mantém uma vantagem não só dos carros como também dos transportes públicos. Primeiro em termos econômicos, pois o gasto é semelhante ou às vezes menor do que o da passagem de um ônibus. Segundo porque a motocicleta nunca vai ficar parada no trânsito, pois utiliza o corredor, ou seja, a pessoa não precisa ficar em pé no ônibus parada por horas em um congestionamento.

3. Mais rápida:

Os paulistanos hoje dispõem de pouco tempo para fazer tudo. Se eles tiverem de ir a algum lugar na cidade de São Paulo, têm que reservar quase duas horas para ir e duas horas para voltar. E eles precisam do deslocamento constante para longas distâncias, para executar o seu trabalho profissional, pois apesar da Internet e do celular, a presença física ainda é essencial. Na opinião de Salvador, é aí que a moto se torna o veículo perfeito, pois em meia hora a pessoa consegue ir e voltar do seu compromisso, ou seja, aproveita melhor o seu tempo diário.

4. Benéfica até no rodízio:

Segundo o vice-presidente da ABRAM, Ulisses Nogueira Salvador, a moto não perde a vantagem sobre o carro nem mesmo no rodízio, pois enquanto os automóveis são limitados a rodarem apenas quatro dias na semana, o motociclista com a sua guerreira pode andar tranqüilamente, em qualquer horário, nos cinco dias úteis.

5. Manutenção mais em conta:

Outra conveniência que Salvador aponta da motocicleta é em relação ao seu custo de manutenção, na qual a vistoria e o conserto dos freios, motor, mão-de-obra, entre outros, chegam a ser metade do preço. Por exemplo, a motocicleta gasta cerca de R$ 35 por hora na oficina mecânica, enquanto que o carro vai gastar em torno de R$ 70 ou R$ 80.

6. Fácil de estacionar:

Salvador aponta também que uma grande regalia da motocicleta é a praticidade em encontrar um lugar para estacionar. Além dos bolsões de estacionamento, que são áreas reservadas pela prefeitura só para a parada de motos, os pilotos podem estacionar em qualquer lugar, como entre dois carros, ou seja, ela sempre vai encontrar um espaço nas ruas.

7. Dribla o pedágio:

Diferente dos automóveis, as motos nem sempre pagam pedágio. Isso acontece nas estradas estaduais de São Paulo, onde não é cobrado o pedágio de motocicletas, apenas em algumas estradas federais. Entretanto, o vice-presidente da ABRAM diz que alguns benefícios surgiram, como no trecho da Fernão Dias, onde o pedágio para motos está apenas R$ 0,55.

8. Rápida em viagens:

Ulisses Nogueira Salvador diz que as motos são também uma boa opção para viagens rápidas, para fugir do trânsito da capital e relaxar. Por ser um veículo econômico e veloz, o condutor aproveita muito mais a viagem e ainda usufrui do encanto da paisagem.

9. Menos combustível

O condutor também tem a vantagem de gastar menos combustível, pois mesmo em um congestionamento, o motociclista tem a possibilidade de circular em uma velocidade reduzida, já em um carro, gastará mais combustível por ficar imóvel. Sem contar que um automóvel só faz 15 km por litro, enquanto que uma moto chega a rodar 30 km por litro.

10. Bom investimento

Para concluir, um dos maiores benefícios em optar pela motocicleta ao invés do carro é que a pessoa também vai pagar mais barato por este veículo. Dependendo do modelo, encontra-se no mercado moto zero km na faixa de R$ 5 mil a R$ 10 mil, enquanto que um automóvel zero km custa de R$ 20 mil para cima. Isso porque ela é esteticamente menor e possui um motor 10 vezes mais leve que o carro, ou seja, com isso gasta menos combustível.

Se liga! A moto polui menos?

De acordo com o vice-presidente da Abram, Ulisses Nogueira Salvador, em relação ao meio ambiente, a moto ainda não bate o carro, pois a maioria usa carburadores e no Brasil, todos os carros utilizam a injeção eletrônica. Contudo, algumas motos já estão sendo fabricadas com este sistema. “Quando toda frota de motocicletas forem substituídas por injeção eletrônica, em relação a poluir o meio ambiente, elas estarão ombro a ombro com os automóveis”, declara.

Falando nisso...

O consultor de empresas, Joel Bueno da Costa Filho, já pilota moto há 30 anos e diz que não troca a sua máquina por nenhum automóvel, pois nestes anos todos de estrada, ela traz vantagens de economia e tempo no seu dia-a-dia que não tem preço. “Por exemplo, de onde eu moro na Zona Leste até o centro empresarial onde trabalho, de manhã, de carro gasta-se no mínimo 1h30min no trânsito, enquanto que de moto, percorro o mesmo trecho em uns 30 minutos”, comemora.

Fonte: Jornal Motovrum

6 comentários:

RVPAIVA,  17 de out. de 2009, 18:39:00  

BOAS DICAS PARA QUEM USA SUA MOTO P/ SE DESLOCAR P/ O TRBALHO SEM PERDER TEMPO E ECONOMIZAR UM POUCO. SE OS MOTOBOIS TIVESSEM A CONCIÊNCIA DE TRAFEGAR PELAS RUAS DE SÃO PAULO SEM QUEBRAR RETROVISORES, QUNDO SE VÊ EM ALGUM APERTO TUDO SERIA MAIS LEGAL. LEMBRANDO Q TODA REGRA A EXSSEÇÃO NÃO SÃO TODOS Q AGEM DESSA FORMA. A CALMA NO TRNSITO É FUNDAMENTAL P/ UM DIA DE VITÓRIA NO SEU TRABALHO.

Emanuel,  18 de out. de 2009, 22:40:00  

Concordo com o RVPAIVA a vida de motoboy não é facil. Essa briga de motoristas e motoboys não vai levar a lugar algum. Acho que de ser feita uma concientizção de ambas as partes.

Irving Maynard 18 de out. de 2009, 23:16:00  

Com certeza Emanuel, tem que haver uma conscientização mutua para que as coisas melhorem. Já tinha dito uma vez e vou repetir: Odeio andar em moto taxi, pois eles não tem limites e arrescam muito em manobras perigosas entre outros veículos!!!

Emanuel,  19 de out. de 2009, 08:59:00  

Irving o que ta acontecendo é uma banalização do motociclista o que prejudica e muito a imagem de quem anda de moto. Não posso generalizar mais 95% dos moto taxistas não tem condições de executar o serviço. Não existe um curso de preparação para esses profissionais.
Tai pessoal da Extreme tava na hora de vcs prepararem alguma coisa do tipo um curso de pilotagem sei lá pra ver se essa turma aprendia que transportar gente não é mesma coisa de transportar pizza.

Irving Maynard 19 de out. de 2009, 18:27:00  

Se não me engano, Emanuel. A revista já fez, ou fará um curso de pilotagem. Não é da forma proposta por você, mas não é uma má ideia não!!!

RVPAIVA,  19 de out. de 2009, 19:10:00  

BOA IDÉIA DE EMANUEL UMA CAPACITAÇÃO PARA QME TRABALHA DE MOTO SERIA UMA BOA OPÇÃO PARA QUE ELES SE CONCIENTIZE COM O QUE ELES ESTÃO TRANSPORTANDO SEJA PIZZA,DOCUMENTOSE ATÉ PASSAGEIROS.A VIDA É MAIS IMPORTANTE DO QUE UMA ENTREGA RÁPIDA.
TEM QUE SE TRABALHAR PARA VIVER E NÃO PARA MORRER.

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