Honda Tornado personalizada com 414cc e balança monobraço, estilo de sobra para uma SM.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Honda Tornado personalizada com 414cc e balança monobraço.

Quando o Valmir (Polaco) me ligou para apresentar o seu projeto eu não acreditei.
- O quê? Você fez uma balança monobraço para uma Tornado? E ela anda em linha reta? - Confesso que essa pergunta eu não fiz, mas eram grandes as minhas suspeitas, queria ver de perto. Agendamos a visita para um rápido test ride.

A moto era usada e recebeu uma série de outras modificações no motor, suspensões, freios e rodas. As peças plásticas todas receberam acabamento simulando fibra de carbono e adicionadas faixas vermelhas de muito bom gosto.

No pequeno percurso que fizemos com ela, percebemos que o alinhamento é perfeito e não há nenhum movimento parasita da balança, pelo menos em uso normal. Para conseguir esse feito, o Valmir diz que é essencial que o ponto de fixação dos rolamentos da roda esteja alinhado com o centro da moto. Assim ao receber um impacto, se a estrutura da balança for suficientemente rígida, sem flexões nela mesma, o movimento da roda será totalmente controlado pela suspensão e o ponto de fixação original do chassi não receberá forças adicionais àquelas da balança normal. Inclusive, por essa razão, todo mecanismo do link da suspensão e alinhamento da coroa e corrente permanecem como antes.

Honda Tornado personalizada com 414cc e balança monobraço.Um tanque modificado faz a frente da moto ficar mais leve e dá mais acesso ao piloto nas manobras radicais da SuperMoto. As rodas de dimensões extremas produzem muita tração para contornar curvas em grandes velocidades e o motor, agora entregando quase 35 CV na roda traseira, pode aproveitar bem essas características.

E como em 6000 rpm a potência já está bem plana, o piloto não tem problemas em encaixar as rotações em qualquer marcha da moto. Os números prometem muito, mas na pequena volta que demos não deu para verificar todo potencial da moto. O que deu para notar foi o capricho e limpeza na execução de todo projeto. Não dá para inventar muito. Para progredir num projeto original tão bom quanto as fábricas conseguem produzir hoje em dia é preciso muito equipamento e muitas horas de desenvolvimento para se conseguir uma moto diferente, com aspectos exclusivos. Para um aficionado, só isso já vale o investimento. Veja essa moto no salão da motocicleta, no stand da Levorin.

Ficha técnica

Motor Cilindrada: 414 cm³
Diâmetro x Curso: 90.5 x 64.4 mm
Taxa de compressão: 12,9:1
Comando de válvulas: Desenvolvimento Polaco 305º
Cabeçote: Fluxo otimizado em banca
Potência máxima: 34,6 cv a 9.200 rpm
Torque máximo: 2,76 kgf.m a 6.500 rpm
Suspensão Dianteira: SHOWA 43mm c/ 200mm curso multiplas regulagem de mola e click (sag de 5 cm).
Suspensão Traseira: Rebaixada 4 cm, Amortecedor revalvulado, alteração de curso (sag de 8 cm).
Balança: Aluminio laminado liga 7000 no barramento.
Eixo: Aluminio forjado - comprimento 3 cm a mais do original. Ajuste da corrente por meio de peça excentrica.
Freios Dianteiro: Discos flutuantes duplos de 380mm de diâmetro e pinças Nissin de 4 pistões.
Freio Traseiro: Disco simples, com 220mm de diâmetro
Pneu Dianteiro: Michelin 120x70-17
Roda: ENKEY Largura e diâmetro. 3,5 x 17 polegadas
Pneu Traseiro: Michelin 200x60-17
Roda: ENKEY Largura e diâmetro. 5.5 x 17 polegadas

Texto:

Carlos (Bitenca) Bittencourt
Administrador de empresas e mecânico de motocicletas desde os anos 70, foi pioneiro do off-road em motos no Brasil juntamente com Carlos E. Coachman, Júlio Carone, Nivanor Bernardi, Emílio Camanzi. Foi membro do (CDTN) Conselho Técnico Desportivo Nacional da Confederação Brasileira de Motociclismo por diversos anos.

Fonte/Fotos: www.motonline.com.br

2 comentários:

Anônimo,  8 de out. de 2010, 13:12:00  

sou mecanico tambem ja fiz algumas personalizações.todas as minhas motos tem que ter a minha cara "isso vicia"
enfim gostei do projeto. eu pessoalmente dou preferencia as rodas raiadas. nesse tipo de moto
parece que o lema do polaco é: "no limits"

Anônimo,  9 de mai. de 2011, 21:34:00  

quanto foi gasto na sua moto?

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