Cobertura completa do Rally Dakar 2011 Argentina - Chile aqui na RevistaExtreme.com
segunda-feira, 3 de janeiro de 2011
Largaram no dia 1º a 33ª edição do Dakar, terceira consecutiva por terras argentinas e chilenas. O dia foi consistiu apenas de uma ligação de 377 quilómetros entre a capital argentina e a cidade de Vitória, de onde ontem a caravana partiu para a primeira especial.
Com oito motociclistas portugueses, as principais esperanças lusas estão depositadas em Hélder Rodrigues, e também em Ruben Faria – condicionado pelo seu papel de “aguadeiro” de Cyril Després – e Paulo Gonçalves.
Quanto a Ruben Faria, diz que a equipe da Red Bull KTM está preparada para lutar novamente pelo primeiro lugar, e esse é mesmo o principal objectivo da formação sedeada em Andorra. “Estamos aqui para ganhar, tal como em 2010. Temos uma moto perfeitamente desenvolvida para esse objectivo, mas sabemos que temos uma concorrência muito forte e teremos que estar sempre preparados para responder a qualquer ataque da concorrência.”
Concorrência que este ano está equiparada em termos de motos a utilizar, já que todos os pilotos prioritários vão utilizar por força regulamentar motos com motor de 450cc de capacidade.
“Gosto da 450. É uma moto que ajudei a desenvolver ao longo do ano e com a qual rodei muitos quilómetros no decorrer desse processo. Fui o último piloto a vencer uma prova com uma moto dessa capacidade (Pax Rallye em 2008) antes de surgir essa alteração regulamentar este ano. As 450 são mais fáceis de utilizar que as antigas 690, menos potentes e mais leves e também mais divertidas.”
Ruben Faria está neste 33º Dakar novamente ao lado de Cyril Després e mais uma vez com o objectivo de apoiar o piloto francês, não deixando no entanto de tecer objetivos em termos pessoais.
“Quero ajudar o Cyril a vencer, é para isso que cá estou, mas pessoalmente quero conseguir igualmente um bom resultado, seguramente entre os dez primeiros da classificação geral. Se conseguir igualmente vencer uma especial como em 2010 será novamente muito especial, até porque no ano passado fui o único português a conseguir vencer uma etapa.”
Segundo dia de prova
Segunda metade da primeira etapa do Dakar Argentina-Chile 2011, já com uma especial de quase 200 km, que levou a caravana de Vitória a Córdoba. O vencedor do dia foi o mesmo que venceu a última etapa há um ano atrás, Ruben Faria, na frente do seu “chefe” Cyril Després e de Marc Coma. O quarto foi o Juan Pedrero, mantebdo as quatro KTM 450 de fábrica nos primeiros lugares. A melhor “não-KTM” foram a BMW de outro português, Paulo Gonçalves, no quinto lugar, sendo que este top 5 ficou separado por apenas 2m e 18s.
Jonah Street (Yamaha), Francisco Lopez (Aprilia), José Hélio (BMW), Jordi Viladoms (Yamaha) e Frans Verhoeven (Yamaha) completaram o lote dos dez primeiros, logo seguidos por Hélder Rodrigues no 11º lugar.
Ruben Faria diz ter imprimido “um bom ritmo desde o início até ao final da especial. Era uma especial muito semelhante ao que estou habituado a encontrar em Portugal e estou muito contente por ter conseguido no final o melhor tempo. A especial adequava-se ao meu estilo de condução, senti-me muito confortável com a nova 450 e acabei por conseguir por me superiorizar a pilotos com estilos de condução muito diferentes. É um bom ponto de referência nesta fase inicial da prova e no final fiquei ainda mais satisfeito por saber que o Cyril conseguiu a segunda posição.”
Bastante à vontade neste tipo de especial o piloto de Olhão era já segundo na classificação à passagem pelo primeiro PC, atrás de Cyril Després, posição que manteve até ao PC6, a poucos quilómetros do final da especial, quando definitivamente assumiu a liderança para terminar o dia com 29 segundos de vantagem sobre o seu "chefe", o vencedor em 2010. Depois de vencer a derradeira especial do Dakar 2010, então aos comandos da KTM Rallye 690, Ruben Faria torna-se assim no primeiro piloto a oferecer uma vitória à nova KTM Rallye 450 no Dakar.
Hoje a caravana do Dakar esta indo para o Norte, numa tirada de mais de 700 quilómetros que fará a ligação entre Córdoba e San Miguel de Tucuman. Tal como aconteceu até agora, as motos e automóveis cumprem percursos diferentes. Durante os cerca de 300 quilómetros da especial, haverá lugar para alguns momentos verdadeiramente espectaculares em plena floresta – com o declive do terreno a prometer saltos em velocidade.
O motociclista português Ruben Faria (KTM), vencedor domingo da primeira etapa do Dakar2011, foi penalizado em um minuto por excesso de velocidade e cedeu o comando ao francês Cyril Despres.
Mais rápido na curta especial do primeiro dia, ao cumprir os 192 quilómetros em 1h58m02s, Ruben Faria acabou com 29 segundos de vantagem sobre Despres, campeão em título, e 1m15s em relação ao espanhol Marc Coma (KTM).
Mas, com o minuto de penalização, o português caiu para o segundo posto da geral de motos, a 31 segundos do gaulês, que já venceu o Dakar por três
vezes (2005, 2007 e 2010).
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