Rally Dakar 2011 - O português Paulo Gonçalves venceu o dia de ontem e surpreendeu a todos.
sexta-feira, 7 de janeiro de 2011
Depois da penalização sofrida por Ruben Faria logo na especial de abertura deste Dakar, que lhe roubou o triunfo no dia, hoje foi mesmo o dia de mais um português brilhar, com Paulo Gonçalves estreando e vencendo uma etapa do Dakar.
O piloto da BMW da equipa Bianchi Prata esteve na frente em quase toda a etapa, e no último WP (wp14), assumiu o comando, tendo assim ganho o dia, com dois minutos de vantagem para a Aprilia de Francisco Lopez, e com outra BMW, a de Frans Verhoeven, no 3º lugar.
Depois de uma longa travessia do deserto, a caravana chegou finalmente à costa do Pacífico. Foi um dia longo e penoso, com uma especial de 423 quilómetros repleta de pisos duros que terminou em beleza com uma cadeia de dunas decendo rumo ao oceano.
Marc Coma foi o quarto, depois de ter devolvido pelos comissários o tempo que perdeu ao auxiliar no acidentado de Olivier Pain. O espanhol, que havia saído de manhã com escassos dois segundos de vantagem sobre Després, ganhou mais 12 segundos no terreno e outros dez minutos devido a uma penalização imposta a Després.
A penalização foi comunicada ao francês às 4h30 da manhã, antes da partida para o dia de hoje, pois no dia anterior ele teria voltado na zona de partida para buscar umas luvas, sem passar pela zona marcada para o efeito. O vencedor do ano passado está assim em segundo a 10m14s de Marc Coma.Jean Azevedo, que está pilotando a moto da Equipe Brasileira Petrobras Lubrax neste Rally Dakar, fez o 14º melhor tempo do dia.
"Foi uma etapa muito dura e perigosa, pois passamos por pistas abandonadas, com muita valeta, rio seco e erosões. Para um piloto de moto esse conjunto é bem complicado já que temos que redobrar a atenção no road book e na pilotagem. Vim num ritmo bom, tranquilo, evitando maiores complicações. Só no final da especial é que encontramos as dunas, mas apenas nos dez quilômetros restantes", explicou.
Declarações de Paulo Gonçalves
"Foi uma etapa muito grande, muito dura e com muita navegação. Mas adorei a especial que foi bastante técnica e com belas paisagens. Hoje a equipa BMW Motorrad by Speedbrain alcançou um resultado brilhante! Consegui vencer a etapa muito pelo grande trabalho que está a ser desenvolvido por todos os elementos da equipa. Vou continuar a ser rápido mas sempre com prudência, para chegar a Buenos Aires. Aproveito para agradecer a todos que me têm apoiado, muito obrigado a todos eles."
Continue acompanhando a cobertura oficial do maior rali do mundo o Dakar 2011 aqui na RevistaExtreme.com na seção Rally Dakar 2011
Classificação 5ª etapa
1. Paulo Gonçalves (BMW)
2. Francisco Lopez (Aprilia)
3. Frans Verhoeven (BMW)
4. Marc Coma (KTM)
5. Cyril Després (KTM)
6. Hélder Rodrigues (Yamaha)
7. Ruben Faria (KTM)
33. Pedro Oliveira (Yamaha)
56º Bianchi Prata (BMW)
77º Rui Oliveira (Yamaha)
Geral após 5ª etapa
1. Marc Coma (KTM)
2. Cyril Després (KTM)
3. Francisco Lopez (Aprilia)
4. Paulo Gonçalves (BMW)
5. Hélder Rodrigues (Yamaha)
6. Ruben Faria (KTM)
25. Pedro Oliveira (Yamaha)
38º Bianchi Prata (BMW)
67º Rui Oliveira (Yamaha)
1 comentários:
olá sou leitor de muitas revistas de motos( impressas e agora do extreme e tenho até alguma familiaridade com as competições de rally desde a lendária le touquet.e as varias edições do dakar antes e pós thierry sabine, porém sabemos que a maioria dos novos leitores não sabem muito sobre a competição.e se não a conhecem não vão se interessar.
porisso sugiro uma idéia aos desenvolvedores deste site que haja uma pasta ao lado pode se chamar: dakar;conheça um pouco de sua historia.
ou simplesmente um link direto ao wikipedia.para que as pessoas que não conhecem
possam chegar ao nosso nivel literário.
outra sugestão deste leitor é: que seja acrescido na relação de competidores ou pilotos
a nacionalidade dos mesmos e de suas equipes.
um abraço. e contem comigo.
ass> "china" caraguatatuba-sp
Postar um comentário