Como surgiu a Yamaha

quarta-feira, 18 de março de 2009

O nome da marca Yamaha usada pela Yamaha Motor originou-se no nome de Torakusu Yamaha, o fundador de sua companhia matriz, Nippon Gakki (atual Yamaha Corporation). Torakusu Yamaha nasceu em 1851 - o terceiro filho de um astrônomo que serviu ao clã Kishu Tokugawa - numa era em que o Japão presenciava enormes reformas à medida que se transformava de um país feudal numa sociedade moderna. O emblema da Yamaha Motor, um arranjo de três diapasões usados para afinar instrumentos musicais, foi definido pela Nippon Gakki em 1898 e tem sido usado pela Yamaha Motor desde a sua fundação. Os três diapasões no emblema original incorporavam a idéia de "três braços de produção, marketing e tecnologia ousadamente ascendendo para o mundo."


Em 1970 o Brasil ganha a primeira indústria de motocicletas do País, a Yamaha Motor do Brasil (YMDB). Com as portas abertas para o mercado de motocicletas, o grupo japonês botou a mão na massa e decidiu, em 1971, que começaria pela importação e venda de motocicletas Yamaha, peças genuínas e prestação de serviços. Não foi só a cultura oriental que os japoneses trouxeram para o Brasil. Nessa época chegam às primeiras motos de média cilindrada e as famosas 650 quatro tempos. Em 1975 Inicia-se a produção da primeira motocicleta de 50 cilindradas industrializada no País, a RD 50, logo afetuosamente chamada de "cinquentinha". Depois dela vieram a RD75 e a RX 80. (foto 01- RD 50)
A Yamaha foi pioneira mundial no segmento On/Off Road, com o lançamento da Yamaha DT-1 em 1968. Em 1978, novamente o pioneirismo da Yamaha se faz presente com o lançamento do modelo TT 125, instituindo assim, o segmento de motocicletas on/off-road no mercado das motocicletas nacionais. (foto 02 - TT 125 Em 1988, com o lançamento da XT 600 Z Teneré, a Yamaha apostava no forte potencial do mercado on/off-road de média-grande cilindrada. Também nesse ano aconteceu a instalação da linha de produção de motores de popa, com o lançamento dos motores de 15 e 25 hp de potência. Atenta aos desejos do consumidor, a Yamaha inicia, em 1992, a importação de modelos como: FZR 1000, XTZ 750 Super Ténéré, FJ 1200 dentre outros.( foto 03 - XT 600 Z Teneré) O ano de 1994 marca o início de uma nova fase para a Yamaha, com o desenvolvimento de uma geração de motores de 4 tempos e de motocicletas de grande cilindrada. Em março de 1999, a Yamaha lança a Virago XV 535 que vem fazer companhia a já veterana XV 250 no segmento custom, ambas produzidas no Brasil, com tecnologia dos motores Yamaha de 4 tempos. Em abril de 2000 a Yamaha lança um modelo há muito aguardado pelo mercado, a YBR125, a primeira motocicleta de 125 cc 4 tempos da marca a ser produzida no país. Nela o design e conjunto mecânico receberam tratamento aprimorado e recursos mecânicos de última geração. (foto 04 - YBR125)
Em 2001, são produzidas duas motocicletas nessa categoria: XT 225 e XT 600 E, esta última detentora de quatro prêmios Moto de Ouro, Melhor Trail da Revista Motociclismo Magazine. Em 2002 foi a vez da on/off road, a topa-tudo XTZ 125, modelo de 125 cc desenvolvido no Japão em conjunto com o Brasil ser apresentado ao mercado em setembro. Esse modelo compartilha a mesma base mecânica da YBR 125, porém seu design e concepção foram voltados para uma motocicleta de uso misto, que além de mais leve também proporciona excelente comportamento tanto para uso no asfalto, quanto na terra.
Janeiro de 2003 marca o início a produção da Drag Star 650, com design longo e baixo, o segundo modelo custom produzido no Brasil. A Drag Star 650 é a sucessora natural da Virago 535, principalmente por representar uma motocicleta 100% custom ao mais puro estilo norte-americano. m 2005 a Yamaha reafirma seu potencial com dois grandes lançamentos. (foto 05 - Drag Star 650)
A Neo AT 115 destaca-se, por seu estilo inovador, como tendência mundial. Totalmente automática, vem equipada um motor monocilíndrico de quatro tempos e 114 cilindradas OHC (Over Head Camshaft). (foto 06 - Neo AT 115).
Em outubro de 2005 é lançada a Fazer 250 injeção eletrônica, com equilíbrio entre a função esportiva e o conforto com o desempenho equivalente. (foto 07 - Fazer 250) .

A cada dia que passa a Yamaha nos surpreende com ótimas novidades. Qual será a próxima???





0 comentários:

Postar um comentário

Deixar um comentário com sua opinião!

  © 2009 Revista Extreme.com - O mundo sobre duas rodas - Todos os direitos reservados.

Voltar ao TOPO  

Web Analytics