Porque acontece o estouro no escape e quais os prejuisos causados ao motor.

domingo, 6 de dezembro de 2009

Muitos motociclistas (e motoqueiros) se divertem “estourando” seus escapamentos, dando o chamado “pipoco”. A prática é comum e acontece quando desligamos a chave da moto e ligamos novamente. Poucos sabem o porque disto e menos pessoas ainda sabem o quanto esta “diversão” pode ser prejudicial a moto.

Quando o motor está em funcionamento, o movimento do pistão faz com que seja “sugado” para a câmara de combustão a mistura fresca, esta mistura é detonada pela faísca da vela de ignição. Ao funcionar o motor e desligar a chave ou o stop ignition, acontece que a vela não envia mais faísca, mas o motor ainda está girando, este movimento do motor resulta em um acumulo de mistura fresca na camâra de combustão e também no escapamento.

É nesta hora que se liga novamente a chave ou o stop ignition, e a vela retorna a soltar faísca queimando o excesso de mistura fresca que está acumulada, com isso ocorre uma explosão grande.

Esta prática estraga o pistão, as válvulas de escape e o próprio escapamento que pode sofrer rupturas em suas paredes. Mas não para por ai, todo o sistema do motor sofre um abalo, podendo gerar um desgaste prematuro do mesmo. Por isto, pense duas vezes antes de se divertir com esta nada engraçada brincadeira.

2 comentários:

RVPAIVA,  6 de dez. de 2009, 20:36:00  

ESSA É UMA PRÁTICA DE QUEM NÃO TEM COMO APARECER AONDE CHEGA,NA MINHA CONCÉPÇÃO ESSA PRÁTICA TANTO PREJUDICA A VIDA ÙTIL DO MOTOR COMO INCOMODA PRA CCCCCCCCCCCCCCC.ISSO É COMPORTAMENTO DE MOLEQUE.

Anônimo,  9 de set. de 2010, 00:37:00  

Concerteza eu concordo com o nosso colega aqui, isso é coisa de moleque que está querendo se aparecer a todo o custo.

Postar um comentário

Deixar um comentário com sua opinião!

  © 2009 Revista Extreme.com - O mundo sobre duas rodas - Todos os direitos reservados.

Voltar ao TOPO  

Web Analytics