O uso de botas ajuda a diminuir a gravidade de contusões nos pés e tornozelos.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) não regulamenta a bota como item obrigatório aos motociclistas. Porém, o Art. 252 do CTB é claro quanto à proibição de calçado que não se firme nos pés ou que comprometa a utilização dos pedais.
Contudo, muitos motociclistas não se preocupam em utilizar calçado de cano alto. Nas cidades interioranas é comum encontra-los guiando de chinelos. Essa prática, além de comprometer a segurança do condutor é considerada como infração média pelo CTB.

Fraturas

De acordo com o presidente do Instituto Ortopedia & Saúde, Dr. Fabio Ravaglia, as lesões mais comuns entre os motociclistas, que deixam de utilizar botas são: torção grave no tornozelo, trauma na canela, fratura no pé e dedos. “Eu recebo em média dois motociclistas por semana com esse tipo de contusão”, lembra.
Dr.Ravaglia não tem dúvida quanto a proteção que as botas proporcionam aos condutores de motocicletas. “Com certeza esse equipamento ajuda a amenizar a gravidade de algumas lesões, principalmente as do tornozelo e canela”, explica.

Botas

Atualmente o mercado disponibiliza uma variedade grande de modelos nacionais e importados, para todos os gostos e bolsos. O importante no momento da escolha é observar o material que o calçado é feito e quais partes ele é mais reforçado.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixar um comentário com sua opinião!

  © 2009 Revista Extreme.com - O mundo sobre duas rodas - Todos os direitos reservados.

Voltar ao TOPO  

Web Analytics