Termina o maior rali do mundo o Dakar 2011 foi simplesmente um show!
segunda-feira, 17 de janeiro de 2011
Foi realizada neste domingo (16) a chegada promocional do Rally Dakar 2011, em Buenos Aires, capital da Argentina. Os competidores, que conseguiram terminar esta edição da maior e mais difícil prova off road do planeta, foram recebidos com festa pelo povo argentino na tarde de hoje.
O piloto espanhol Marc Coma conquistou neste sábado, pela terceira vez na carreira, o título do Rally Dakar entre as motos, após ter completado a 13ª e última etapa, com um trecho cronometrado de 181 quilômetros entre as cidades argentinas de Córdoba e Buenos Aires, na quinta posição.
Coma, que já havia sido campeão em 2006 e 2009, foi 2min16s mais lento que o holandês Frans Verhoeven, vencedor do dia, e 1min32s mais lento que o francês Cyril Despres, quarto colocado do dia.
Mesmo assim, o espanhol conseguiu se impor em 15min04s na soma dos tempos sobre Despres, que foi o vice-campeão. O domínio dos dois pilotos foi grande, já que o terceiro colocado geral, o português Helder Rodrigues, teve 1h40min20s de desvantagem para Coma.
A Equipe Petrobras Lubrax teve muitos motivos para comemorar. Jean Azevedo, que representou a equipe na categoria Motos, foi o melhor brasileiro do Rally Dakar conquistando a sétima posição na classificação geral acumulada. Jean também conquistou a vitória na Motos Super Produção com sua KTM 690, acumulando assim o tricampeonato em categorias, pois foi bicampeão na categoria Produção (1997 e 2003). “Fazendo um balanço este foi um Dakar duro, com muitas horas em cima da moto, exigindo bastante dos pilotos. Estou bastante feliz por voltar para a moto, completar mais um Dakar, ficar entre os dez primeiros ganhando na minha categoria. Sem dúvida, foi um rali muito legal para mim”, contou Jean.
O dia anterior!
A 12ª etapa do Dakar 2011 servia para os pilotos fazerem a ligação entre San Juan e Córdoba. Nesta penúltima etapa da prova deste ano, Cyril Després sabia que tinha de atacar a posição confortável de Marc Coma, isto se tinha reais intenções de ainda lutar pela vitória final. Després parecia querer fazer isso mesmo mas, Coma respondeu à altura e conseguiu impor a sua lei.
Durante grande parte do dia de hoje, o líder da tabela de tempos foi Després que, como o próprio descreveu no final da etapa, “estive realmente com um andamento diabólico!”. O piloto francês chegou a ter na sua posse mais de dois minutos de vantagem para Coma mas, o líder da prova quer mesmo chegar ao final com o título e não deu hipóteses, respondendo com um ritmo muito forte no final da etapa, após passar a maior parte do dia a evitar erros de navegação e pequenos azares que lhe pudessem retirar a vitória.
O Rally Dakar teve cerca de 9.000 quilômetros de percurso e fez jus à fama de mais difícil desafio fora de estrada do mundo. Dos 407 veículos (170 motos, 30 quadriciclos, 140 carros e 67 caminhões) que largaram em 1º de janeiro em Buenos Aires, apenas 204, sendo 94 motos, 14 quadriciclos, 55 carros e 41 caminhões, retornaram à capital argentina.
Veja os resultados gerais do Rally Dakar 2011:
Motos
1º Marc Coma (Espanha);
2º Cyril Despres (França);
3º Helder Rodrigues (Portugal);
4º Francisco Lopes (Chile);
5º Juan Pedrero Garcia (Espanha);
6º Pal Anders Ullevalseter (Noruega);
7º Jean Azevedo (Brasil) – 1º na categoria Super Produção.
0 comentários:
Postar um comentário