Rali Dakar 2011 – 11ª etapa: O dia terminou com o francês Cyril Després em 1º e o brasileiro Jean Azevedo em 8º subindo para 7º na geral.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Uma etapa dura levou ontem a caravana do Dakar Argentina-Chile até San Juan, com Cyril Després vencendo o dia e a recuperando pouco mais de dois minutos para o líder Marc Coma, com Francisco “Chaleco” Lopez em terceiro e Hélder Rodrigues em quarto.
Ruben Faria falhou na passagem de um waypoint ontem, e foram averbadas duas horas de penalização, descendo do 5º para o 8º posto da geral.

Com o início da época das chuvas e a consequente degradação de muitos caminhos, a organização do Rali Dakar Argentina-Chile 2011 optou hoje por preventivamente reduzir em cerca de 100 quilómetros a 11ª etapa da competição, disputada em solo argentino entre Chilecito e San Juan. Ainda assim, a especial somou uns respeitosos 530 quilómetros - com o “road-book” levando os concorrentes através de pisos muito duros e com altitudes que ultrapassaram os 3.000 metros.

Quanto a Ruben Faria, o piloto algarvio não esconde o desânimo, e assume o erro. “Nem sei o que senti na altura. Depois de uma especial tão dura foi duro demais, mas estava claro no relatório de passagens que tinha falhado um dos pontos. É um erro meu, que infelizmente cometi e fui penalizado por isso.”

Jean Azevedo, que pilota a moto da Equipe Petrobras Lubrax, continua mantendo um bom ritmo nesta edição do Rally Dakar. O brasileiro terminou o dia na 8ª colocação, subiu agora para o 7º lugar na classificação geral acumulada e, de quebra, manteve a liderança na categoria Super Produção acima de 450 cilindradas.

A etapa de ontem foi dividida em duas partes, com largada em Chilecito e chegada em San Juan, na Argentina. “A primeira teve estradas sinuosas, canyons e chegamos a 3.400 metros de altitude. Já a segunda era bem rápida, mas tivemos que andar num rio seco nos 40 quilômetros finais”, contou Jean.

Balanço

Jean, que retornou à categoria Motos nesta edição do Dakar, contou como está sendo participar da maior prova off road do planeta. “Esta é minha 13ª participação no Rally Dakar, mas de moto na América do Sul é a primeira vez. Aqui é mais parecido com o Rally dos Sertões em relação à grande parte dos terrenos, mas o desgaste físico é muito maior do que na África. Como esta época do ano é inverno na África e Europa não passamos tanto calor”, ressaltou.

Durante a décima etapa da prova, realizada ontem, muitos competidores sofreram com o calor de cerca de 45 graus. “E ainda tivemos que percorrer uma região com areia fofa, desgastando equipamentos e participantes”, concluiu Jean.

O Rally Dakar 2011 terá a sua última etapa cronometrada neste sábado, após aproximadamente 9.000 quilômetros percorridos. A chegada acontecerá na capital argentina, Buenos Aires, e uma grande festa de premiação está programada para o domingo, dia 16 de janeiro.

Veja os resultados

Etapa
1º Cyril Despres - 4h33min13s;
2º Marc Coma - 4h35min24s;
3º Francisco Lopes - 4h39min32s;
8º Jean Azevedo - 4h48min49s

Geral acumulado
1º Marc Coma;
2º Cyril Despres;
3°Francisco Lopes;
7º Jean Azevedo

0 comentários:

Postar um comentário

Deixar um comentário com sua opinião!

  © 2009 Revista Extreme.com - O mundo sobre duas rodas - Todos os direitos reservados.

Voltar ao TOPO  

Web Analytics