Jerre Aventura - II Moto Aventura Urubici/SC e Santuário dos Aventureiros.

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Aventureiros de plantão e que gostam de fugir do lugar comum, fomos novamente a Urubici/SC, um local que chamo de Santuário dos Aventureiros e onde realizo o Moto Aventura que este ano de 2011 foi para a 2º Edição. Nesta edição, como as chuvas não pouparam SC, alguns locais foram abortados da visitação pela falta de condições devido à chuva.

Paisagens que podem se comparar com as européias, Urubici/SC está situada em um dos pontos mais altos do Sul do Brasil e por isto é o lugar que tem mais condições de nevar. Aliás, em 2010 nevou. Comida típica serrana, farta, especialidades em Trutas bem como também restaurantes típicos serranos.

Pois bem, já vou deixando aqui um registro que para 2012 novidades de roteiros e uma pitada de frio. Aproveitar melhor a serra, e quem sabe, até sermos brindados com neve.

A saída de Porto Alegre/RS com breve parada em Osório/RS para abastecimentos e trajeto até Torres/RS onde paramos para almoço foi bem, sem chuvas. Pancadas na região de Araranguá/SC e tudo bem, somente nublado até o pé da Serra do Rio do Rastro. Mas a subida foi feita com neblina e chuvas. Realmente tudo fechado na região do cânion. Mas conforme íamos chegando a Bom Jardim da Serra/SC, ia limpando. Novamente uma breve parada. Por fim os 80 km restantes que separam Bom Jardim de Urubici/SC. Região belíssima, asfalto de boa qualidade e muitas curvas.

Os últimos 40 km então nem se fala. Este trecho tem que ser aproveitado ao máximo o visual. Segue alguns locais de nossa visitação.

Belvedere

Local onde se tem uma vista panorâmica de toda a cidade e está localizado na entrada da mesma. Já na chegada tem-se esta parada, o vale se abre em sua frente e a cidade incrustada no meio.
Em nossa chegada na hospedagem fomos recebidos por D. Ana, sempre gentil e atenciosa, aliás, como sempre. Cada um tomando o rumo para um apto ou cabana, pois existem varias opções na hospedagem. Terminamos o dia com apenas lanches, pois ninguém quis algo mais pesado. Amanheceu com chuva,

Cachoeira do Avencal (parte superior)

Com placas indicando a entrada, fácil acesso e com um pequeno trecho de chão batido. Particular, acesso a R$ 3,00 e estacionando bem ao lado da cachoeira.
Esta cachoeira tem 100 metros de queda livre, vários pontos para observação, mas com dois pontos construídos (mirante) excelentes para fotos ao lado da cachoeira.

Inscrições Rupestres

Fica na mesma direção a Cachoeira do Avencal e do Belvedere, na estrada que vai para São Joaquim (da em torno de 5 km até o local). São inscrições na parede de pedra deixadas por povos que habitaram a região há pelo menos 4.000 anos, considerado um dos mais importantes registros arqueológicos de Santa Catarina.
Deve se olhar com atenção para se ver os detalhes das inscrições. Do mesmo local se avista a Cachoeira do Avencal, ao longe. E já da para ter uma idéia de como é alta.

Morro da Igreja

Entrando a direita ao lado do Posto Ipiranga, fica em torno de 30 km do centro, chão batido na primeira parte, que está sendo preparado para o asfaltamento e na sequencia tudo pavimentado até lá em cima.
Fica nos Aparados da Serra Geral, a uma altitude de 1828m do nível do mar e ponto habitado mais alto do sul do Brasil.
É onde está o CINDACTA II, do Ministério da Aeronáutica, radar onde é feito o controle do tráfego aéreo do RS e SC. São comuns temperaturas baixas, independente da época, agasalhos então. Melhor período para visitação é das 08h00minh às 16h00minh. Mas a qualquer momento, pode virar tudo em neblina.

Pedra Furada

Uma escultura natural, no formato de uma janela com uma circunferência em torno de 30 metros, acredito que feita pela ação do tempo e ventos.
Fica bem nas divisas de três municípios, Orleans, B. Jardim da Serra e Urubici/SC.
A vista lá de cima é sensacional e estes dois pontos turísticos são em conjunto, local para se visitar com calma.

Cascata Véu de Noiva

Visita no retorno do Morro da Igreja, pois fica na mesma estrada de acesso, mas é particular (R$ 2,00 acesso), com restaurante, tirolesa, etc.
Com 62 metros de altura, desce em um paredão com um tom escuro e ondulações suaves, a água escorrendo tem a ver mesmo com um véu de noiva.

Gruta Nossa Senhora de Lourdes

Acesso facílimo: apenas 12 km do centro. Tem uma queda d’água por sobre a gruta, ficando o altar e as imagens sacras por trás. Estas imagens estão ali desde 1944. Com grandes paredões ao seu redor. Um ambiente com excelente energia.

Mas vou também comentar sobre algumas passagens enquanto estivemos por lá. Na sexta feira à noite ninguém queria jantar. Apenas lanchar.

O sábado começou cedo, cafezão para ninguém colocar defeito. Alguns repetindo 1, 2, 3, 4... Eita, nem vou citar os nomes. Minha saúde vale mais. E chuva, claro. Enquanto estávamos pela hospedagem, pingue pongue e sinuca. As 10hs, mesmo com alguns pingos, começamos as visitações. Sempre uma pequena garoa junto, que ia e vinha. O Marcos, de Canoas, para fazer a turma relaxar (será), resolveu escorregar lá no Morro da Igreja. Parceria sempre. Até eu resolvi pegar um terreno por lá. Mas fui mais discreto, só o Juarez, figura já tradicional, estava comigo. Pior foi ele se aborrecer comigo, pois não dei tempo a ele de fotografar o cidadão aqui estirado no chão molhado.

No final da tarde, chuvas, então hospedagem novamente, e às 20hs, já estávamos jantando uma massa ao alho e óleo. Novamente, alguns 1, 2, 3...novamente, não vou citar nomes...

Abreviamos inclusive a estadia por lá. A trilha fica para a próxima.

Domingo foi razoável o tempo na viagem de retorno. Mas novamente, muita chuva lá em Urubici/SC. Até parada para colheita de ameixas em Bom Jardim da Serra/SC. Nestas horas que observo alguém esquecer que tem 70 anos e parecer ter uns 20. Sr. Paulo faz a frente na “colheita”. A Serra do Rio do Rastro, tranquila na parte superior, no platô, com a neblina começando. Logo em seguida começamos a descida com ela fechada. E muitos veículos que tiveram que mudar a rota pelos desabamentos na pista no litoral. Intercalamos tempo com chuvas e sol no retorno. Mas tranquilo.
Em 2012 vou pedir com antecedência para São Pedro dar uma folga na data que subirmos novamente.

Deixo aqui a dica de hospedagem e guia lá na serra para quem quiser se aventurar por lá.

Graxaim da Graxaim Eco-Turismo e Aventuras
www.graxaim.com (Fone (49) 9151-4011/ (49) 3278-5617)
Guia turístico. Para quem vai com motocicletas que não trafegam em chão batido, dispõe de veiculo apropriado para levá-los.
Hospedagem Rural Nossa Senhora das Graças
Local tranquilo em meio à natureza onde a simplicidade e o conforto têm espaço reservado e um maravilhoso café da manhã.
Fone: 49- 3278-4040
E-mail: hospedagem@twc.com.br

Confira as melhores imagens dessa super aventura:



0 comentários:

Postar um comentário

Deixar um comentário com sua opinião!

  © 2009 Revista Extreme.com - O mundo sobre duas rodas - Todos os direitos reservados.

Voltar ao TOPO  

Web Analytics