07 dicas para fazer curvas com tranqüilidade e segurança em qualquer moto.

sexta-feira, 13 de março de 2009


Acelerar nas retas exige coragem e audácia, mas é nas curvas que os bons motociclistas demonstram suas habilidades. Antes de pensar esportivamente em curas, lembre-se que é fundamental endurecer as suspensões da moto e promover uma cuidadosa análise dos pneus que a equipam. Eles são os grandes responsáveis por uma manobra precisa e segura. Em se tratando de uma curva, os pneus são tudo. Portanto, nada de pneus gastos, defeituosos remoldados ou de má qualidade. Coloque a segurança em primeiro lugar.

Nas ruas, ao contrário do que vale para as pistas, mantenha boa distância do seu limite e do limite da moto. Ali não se pode nem se deve procurar o limite, que está quase sempre em dolorido encontro com asfalto. Por outro lado, nas pistas o piloto só evolui caindo, descobrindo o limite de inclinação e de derrapagem que a moto pode conseguir.

Mas lembre-se, nas pistas os pilotos estão com melhores e mais eficientes equipamentos de segurança, conhecem cada irregularidade do asfalto, dispõe de áreas de escape e de todo treinamento e aparatos para minimizar riscos. Um exemplo disso é a piloto Ana Lima campeã brasileira na categoria 125cc. Nos últimos dois anos, ela levou 22 tombos, a maioria enquanto buscava baixar alguns centésimos de segundo nas curvas de nossos circuitos. Estilos deferentes de pilotagem levarão a receita idem.

Ana teve vários instrutores e garante que muito do que aprendeu deve a Miguel e Nenê Panades, seus atuais técnicos, e que procura sempre observar o estilo de diversos pilotos rápidos para construir o seu próprio segundo ela, a frase “entra sempre como uma dama e sai como bastardo” é de seu ex-treinador, Aurélio Barros, tio de Alexandre, nosso maior representante na MotoGP e agora disputando o Mundial de SuperBike. E foi repetida á exaustão na tentativa de ilustrar como o contorno de uma curva feito com o máximo de suavidade e precisão permitirá uma saída mais forte e veloz.

Vamos estudar a melhor maneira de se contornar uma curva. Primeiro, vamos dividir uma curva em três partes bem especificas: a preparação, o contorno e a saída. Das três a mais importante é a preparação, da qual faz parte frenagem, redução de marchas e posicionamento do corpo para enfrentar o que vem pela frente. O traçado da curva deve ser feito da forma mais suave possível, com aceleração e inclinação constante. Nessas condições, a saída será extremamente tranqüila: bastará ao piloto apenas endireitar o corpo e corrigir a inclinação da moto.

Martírio para uns, puro prazer para outros, as curvas são sempre um desafio. Respeite todas as curvas, mas não tenha medo delas. “A curva não pode te dominar, você deve atacá-la sempre”.

Agora conheça as 07 dicas fundamentais para contornar uma curva com segurança e tranqüilidade.

1 . Na frenagem use e abuse do freio motor e levante o corpo para que a resistência do ar contribua na redução da velocidade, aliviando o serviço dos freios.

2. Use o peso do corpo deslocando-o ao máximo para dentro da curva, e tracione com aceleração constante e forte para garantir essa inclinação e o contorno seguro da curva.
3. Alivie o peso do pena na pedaleira que estiver do lado de fora da curva e coloque a preção na que estiver do lado de dentro.

4. Mantenha o olhar e o foco sempre no fim da curva e prepare-se para o passo seguinte.

05. Tente não frear durante o contorno da curva, mas se isso for inevitável, reduza a inclinação da moto acione preferencialmente o freio traseiro de forma mais suave possível.

06. Em escorregadia ou molhada, reduza e muito a velocidade e o ângulo de inclinação assim você estará diminuindo a possibilidade de uma derrapagem indesejada.

07. Fique atento aos buracos e manchas de óleo que podem surgir no meio de qualquer curva, cuidado com o lado de dentro da curva pois esse é o lado que preferencialmente os motoristas de caminhão geralmente trafegam e alguns caminhos costumam ter vazamentos de óleo. Procure sempre andar pelo meio da faixa, mas se encontrar um buraco ou uma mancha de óleo use o freio traseiro levemente, corte a aceleração e deixe a moto o mais vertical possível.

Para ajudar ainda mais o Bike Extreme encontrou para você um vídeo com o piloto Leandro Melo exibido no Alto Esporte sobre curvas com diversos tipos de motos, aproveite.



Bem, espero que essas dicas te ajudem na pilotagem do dia-a-dia, mas lembre-se ruas e estradas não são lugarares para buscar limites nem quebrar recordes, uma boa viagem e até a próxima.

1 comentários:

Emanuel,  9 de set. de 2009, 22:25:00  

andar em linha reta é fácil complicado é a tal da curva, acho que as auto escolas deverião preparar os iniciantes a piloto nesse quesito e não apenas mostrar como se faz o teste prático para tirar a habilitação.

Postar um comentário

Deixar um comentário com sua opinião!

  © 2009 Revista Extreme.com - O mundo sobre duas rodas - Todos os direitos reservados.

Voltar ao TOPO  

Web Analytics