Postura correta para pilotar sua moto evita dores no corpo.

sábado, 5 de setembro de 2009

A posição de pilotagem não é uma preocupação exclusiva dos pilotos. Com as orientações corretas, todos os motociclistas podem evitar pequenos vícios de postura, viajar mais e com mais conforto. Isso sem falar na saúde, depois de alguns anos sobre duas rodas. "O ideal é que a pessoa se sinta confortável e numa posição segura na moto, sem dores lombares ou nos ombros", diz o ortopedista Alexandre Ferreira, que cuida dos pilotos dos campeonatos organizados pela CBM.

Cada estilo de moto posiciona o piloto de forma diferente, exigindo mais suporte de determinados músculos e articulações. Partindo de dois extremos fica fácil perceber: numa custom, o guidão mais próximo do corpo e as pedaleiras à frente deixam o piloto apoiado sobre o quadril, literalmente sentado; já numa esportiva, o guidão baixo e embutido na carenagem exige que o corpo se estique para a frente, enquanto as pernas ficam recuadas para que os pés se encaixem nas pedaleiras, na mesma linha do banco. "Também vemos muitas pessoas que compram motos inadequadas para suas medidas", explica o ortopedista da CBM. "Responder a duas perguntas já ajuda a evitar boa parte dos problemas posturais: você consegue colocar os dois pés no chão? E alcançar o guidão sem esticar totalmente os braços?".

A seguir, ilustramos as posições mais tradicionais por estilo de moto, identificando os vícios mais comuns e, com a ajuda da fisioterapeuta Paula Senna, recomendamos o que fazer em cada caso para viajar confortavelmente e chegar ao destino sem ficar "moído" depois da viagem. Afinal, o fim de semana na estrada deve ser um prazer, não um martírio! Encontre seu tipo de moto e descubra a melhor maneira de pilotar.

Motos Esportivas

Postura erradaVício: Sustentar o peso do corpo nos braços e ombros; Embutir na carenagem e permanecer "deitado" sobre o tanque, com a cabeça levantada e inclinada para trás. Isso deve ser feito apenas em curtos espaços de tempo lembre-se que você não esta participando de uma competição e sim vijando.

Postura CorretaPosição Correta:Manter braços e ombros relaxados, dividindo o peso do corpo com as coxas, pressionadas contra as laterais do tanque; Com o tronco mais ereto, a cabeça fica numa posição mais confortável para o pescoço. De qualquer forma, realizar movimentos circulares com a cabeça lentamente ajudam a aliviar as dores na região; Os cotovelos mais próximos do corpo aliviam a tensão sobre os ombros; As dores na musculatura da região da canela são conseqüência das pedaleiras, que obrigam as pernas a formarem um ângulo fechado com os pés. Apoiar a ponta de um pé por vez no chão e fazer movimentos circulares a cada parada alivia as tensões na região.

Motos Custom

Vício: O peso do corpo concentrado no quadril sobrecarrega a base da coluna e tende a curvá-lo para frente, recebendo ainda o impacto dos buracos.

Posição Correta: Evitar uma curvatura excessiva das costas e aproveitar as paradas para alongar reduzem o cansaço da posição; Ao menos a cada duas horas levantar da moto e erguer os braços esticados 10 vezes, até atrás da linha da cabeça, sem forçá-los, diminui o incômodo do corpo curvado à frente e restabelece a posição natural.

Moto Street ou Trail


Vício: Relaxar excessivamente as costas faz com que o piloto se curve para frente, concentrando o peso nos ombros, braços e base da coluna.



Posição Correta: A posição das motos street e trail é a que permite a distribuição do peso do corpo com mais equilíbrio. As pedaleiras na mesma linha do corpo transformam as pernas em amortecedores e minimizam os impactos sobre a coluna. Manter a coluna ereta é a maneira ideal de evitar dores na região lombar e fazer o melhor uso desta posição.

Gostou das dicas? Então lembre-se sua viagem ou passeio deve ser um prazer e não uma tortura.

Deixe seu comentário e participe da promoção "O Comentador" e concorra a um super kit da Equipe Extreme com camisa, boné, chaveiro e adesivos. Só valem os comentários com o nome do participante os comentários Anônimos não contam. Clique aqui para comentar!

5 comentários:

Irving Maynard,  6 de set. de 2009, 18:07:00  

Muito bacana essa dica, não sou piloto , por enquanto, mas vejo sempre o possicionamento do motoqueiros, que agora sei que é inadequado, mas que achava interessante.

Outra coisa que já pude observar, é que alguns pilotos, até em titãns, literalmente, se deitam em cima da moto. Para que é isso e por que eles o fazem?

Emanuel,  6 de set. de 2009, 18:11:00  

Concordo como Irvign a postuta de muito "motoqueiros" é realmente incorreta e só percebemos isso quando vemos a forma correta de pilotar.

Quanto ao deitar sobre a moto, coisa muito errada de se fazer, é para diminuir o arrasto aerodinâmico fazendo com que a moto desenvolva maior velocidade porem o risco é muito alto qualquer desequilibrio e o piloto esta no chão.

Will parabens pela revista a cada dia que passa aprendo mais com você. Forte abraço!

Irving Maynard 9 de set. de 2009, 19:10:00  

Bele resposta, simples, rápida e objetiva, assim como a matéria!

Vale a pena resaltar que o número de acidentes aumentou bruscamente no últimos anos, a maioria deles são por incopetência dos pilotos:
Ao todo, os últimos dez anos esse número aumentou nada mais, nada menos, que mil porcento(1.000%), só no ano passado foram cerca de dez mil mortos entre pilotos e caronas!!! Não é brincadeira ver o mundo sobre duas rodas

RVPAIVA,  18 de out. de 2009, 23:47:00  

SEI QUE TENHO Q SEGUIR AS DICAS Q VOCÊS DERAM NESTA MATÉRIA. EU ESTAVA TOTALMENTE ERRADO QUANTO A POSIÇÃO DE VIAGEN VOU TENTAR NCORRIGIR DA PRÓXIMA.

Unknown 7 de fev. de 2011, 15:36:00  

Eu normalmente paro a cada 100 km pra esticar um pouco as pernas e relaxar a tensão no quadril; também para aliviar um pouco o formigamento nas mãos e dedos.

Postar um comentário

Deixar um comentário com sua opinião!

  © 2009 Revista Extreme.com - O mundo sobre duas rodas - Todos os direitos reservados.

Voltar ao TOPO  

Web Analytics