Dafra Apache RTR 150 chega ao Brasil e custará apenas R$ 6.290,00.
segunda-feira, 15 de março de 2010
Em parceria com a TVS Motor Company, uma das maiores fabricantes de motocicletas do mundo, a DAFRA traz ao País a Apache RTR 150 (Racing Throttle Response), uma street de alta potência e design de estilo esportivo, desenvolvida a partir de tecnologia de ponta e com estilo inspirado nas motocicletas de competição.
Criada para proporcionar muito desempenho, ergonomia, agilidade e estabilidade na pilotagem e sucesso no mercado indiano, a Apache chega ao Brasil em versão exclusiva para o consumidor nacional, com motor OHC (Over Head Camshaft) de 150cc que alcança potência máxima de 14 cv a 8.000 rpm e torque de 11,3 N.m a 6.000 rpm.
O modelo conta, ainda, com sistema de ignição IDI (Inductive Digital Ignition), guidão e pedal de marchas ajustáveis, lanterna traseira em LED, sistema de amortecimento a gás, painel de instrumentos digital, freio dianteiro a disco, com o maior diâmetro da categoria: 270 mm.
“Todos os itens que compõem a Apache a credenciam para ocupar uma posição de destaque entre as street hoje disponíveis aos consumidores brasileiros. Para nós ela é uma peça importante e que chega para complementar nosso line up nessa categoria, atualmente composto pela Super 100 e Speed 150”, afirma Haroldo Barroso, diretor comercial da DAFRA Motos. “As vendas terão início já neste mês de março em toda a nossa rede de concessionárias e seu preço, de R$ 6.290,00, é extremamente atrativo para uma motocicleta desse porte. Nossa expectativa é finalizar o primeiro ano de comercialização com 18 mil unidades vendidas”.
A parceria estratégica entre DAFRA Motos e TVS foi oficializada em julho de 2009 e prevê, além da produção de motos da marca indiana no Brasil, acesso da empresa brasileira a inovações e novas tecnologias em processos e produtos oriundos da marca indiana, uma empresa já consolidada no mercado internacional de duas rodas. Todos esses aspectos possibilitam garantir qualidade total aos produtos DAFRA, além de inserir a empresa num excelente patamar em pesquisa e desenvolvimento. “A parceria com a TVS, materializada agora com o lançamento da Apache RTR 150, trará novas contribuições tecnológicas à DAFRA, colaborando assim para o aprimoramento da indústria e do mercado de motocicletas brasileiro”, diz Haroldo.
Disponível nas cores preta, amarela pérola, vermelha cereja e grafite, a Apache RTR 150 possui um ano de garantia sem limite de quilometragem.
Uma street de alto desempenho
Equipada com motor OHC (Over Head Camshaft) de 147,5 cm3, monocilíndrico com disposição vertical, quatro tempos e duas válvulas, a Apache RTR 150 percorre de 0 a 60 km/h em apenas 5,9 segundos, graças a seu sistema de alimentação de combustível controlado a vácuo e aos 14 cv de potência máxima.
Outra característica do motor da Apache que o distingue dos demais é o sistema de ignição IDI (Inductive Digital Ignition), que proporciona uma duração de faísca seis vezes superior ao tradicional sistema CDI (Capacitive Discharge Ignition). Com o equipamento, a perda de combustão (Misfire) se reduz ao máximo, o que aumenta o rendimento do motor, melhora a partida fria e a dirigibilidade em fase fria. O baixo consumo de combustível foi outro item que se mostrou um diferencial em relação aos modelos de mesma cilindrada existentes no mercado, assim como seu escapamento, projetado para atingir alta performance e apresentar um som característico de motos esportivas.
Mais uma inovação que a Apache traz ao segmento de 150cc é o sistema de amortecimento traseiro a gás nitrogênio com reservatório externo, compartimento muito comum em motos de competição. Isso se traduz em maior absorção de impactos e estabilidade, proporcionando conforto e segurança ao piloto. Além do reservatório, o sistema possui um batente amortecedor, item especialmente importante para evitar o choque “seco” em condições extremas de uso. O sistema monotubo propicia o aumento do diâmetro útil do cilindro, com isso pode-se trabalhar com pressões menores para um mesmo coeficiente de amortecimento, o que aumenta consideravelmente a durabilidade do amortecedor.
Já o sistema de freio dianteiro a disco possui o maior diâmetro da categoria, com 270mm, além de uma geometria projetada para gerar um rápido resfriamento. Tal característica se traduz em maior capacidade de frenagem, segurança e durabilidade.
Estilo e design inconfundíveis
O estilo e o design genuinamente esportivos são representados pelo grafismo, inspirado nas clássicas esportivas norte-americanas, com destaque para a pintura do propulsor, que remete aos grandes motores das superbikes.
O painel digital possui itens como hodômetro (parcial e total), relógio, indicador de combustível, indicador de carga de bateria, memória de velocidade máxima, sistema programável de alerta de manutenção, mostrador de rotação analógico, velocímetro digital, sistema marcador de tempo de 0 a 60 km/h e controle de intensidade luminosa. Já o guidão e o pedal de seleção de marchas do modelo possuem ajuste de posição adaptável às características físicas e condições de uso de cada piloto.
Outra grande novidade é a lanterna traseira em LED com formato piramidal, bem como a luz de emergência (pisca-pisca) com lentes de alta transparência e o sistema de economia de potência do farol dianteiro, com estágio intermediário de baixo consumo para uso durante o dia.
As linhas expressivas da Apache também estão refletidas no desenho do tanque, na ergonômica alça traseira da garupa, assim como nas rodas de liga leve aro 17 (dianteiro) e aro 18 (traseiro), pintadas em preto com frisos em vermelho.
Durabilidade comprovada
Assim como as outras motocicletas da linha, a Apache RTR 150 passou pelo Centro de Engenharia de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa, que conta com uma equipe técnica de alto nível e com equipamentos da mais alta tecnologia no mercado de duas rodas, principalmente para a aquisição de dados, análises dinamométricas e de emissão de gases. A fase de experimentação e testes de desenvolvimento contou com o apoio de quatro equipes de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) distribuídos pelo Brasil e pelo mundo.
A motocicleta foi amplamente testada e desenvolvida com base nos mais rigorosos padrões internacionais de engenharia e experimentação, percorrendo mais de 500 mil quilômetros pelas estradas brasileiras e mais de 5 mil horas de dinamômetro nos bancos de testes da DAFRA em Manaus. Durante a fase de estudos, foram testadas motos em diferentes regiões do País, a fim de aperfeiçoar o nível de resistência e qualidade nos mais diferentes climas (calor, frio, chuva, maresia), altitudes e terrenos (trechos rodoviários, urbanos e de terra).
Controle absoluto de emissões e ruídos
O sistema de catalisadores e o eficiente sistema de alimentação possibilitaram o atendimento às exigências ambientais para a emissão de gases conforme PROMOT 3 (Controle de Poluição do Ar por Motocicletas e Veículos Similares – FASE III). Os índices alcançados pela Apache nos testes de emissões foram os seguintes:
Toda a fase de tropicalização e desenvolvimento do sistema de emissões de gases da Apache foi ajustada pelo Laboratório de Emissão de Gases do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da DAFRA Motos, situado no complexo industrial da marca em Manaus (AM).
Assista o vídeo da Nova Dafra Apache RTR 150.
Especificações técnicas
Altura 1.100 mm
Largura 730 mm
Comprimento 2.020 mm
Distância entre eixos 1.300 mm
Altura mínima do solo 180 mm
Altura do banco 790 mm
Peso máximo admissível 130 kg
Peso em ordem de marcha 136 kg
Motor Tipo 4 tempos, monocilíndrico, OHC, refrigerado a ar
Disposição do cilindro Vertical
Diâmetro x Curso 57,0 x 57,8mm
Cilindrada 147,5 cm³
Taxa de compressão 9,5:1
Potência máxima 14 cv a 8.000 rpm
Torque máximo 11,3 N.m a 6.000 rpm
Carburador (tipo) UCAL Mikuni BS-26
Combustível Gasolina C
Rotação de marcha lenta 1.400 +/-150 rpm
Sistema de Partida Elétrica e a pedal
Velocidade máxima 118 km/h
Chassis Tipo Tubular em aço com berço duplo
Suspensão dianteira
Tipo Telescópica
Curso 105 mm
Suspensão traseira
Tipo Monotubo invertida a gás com 5 estágios de ajuste com garfo retangular
Curso 50 mm
Rodas Liga-leve
Freio dianteiro
Tipo Disco
Diâmetro 270 mm
Acionamento Hidráulico
Número de pinças 01 com 2 pistões de acionamento
Freio traseiro
Tipo Expansão Interna
Acionamento Mecânico a tambor
Diâmetro 130 mm
Pneu dianteiro
Medida (mm) 90/90 R17
Calibragem
Apenas com condutor 25 PSI
Carga máxima 33 PSI
Pneu traseiro
Medida (mm) 100/80 R18
Calibragem
Apenas com condutor 28 PSI
Carga máxima 32 PSI
Embreagem Multi-disco banhada a óleo
Tanque de combustível
Total (com reserva) 16 litros
Reserva 2,5 litros
Sistema de ignição IDI (Ignição Indutiva Digital)
Fonte e Imagens: Dafra Motos
17 comentários:
A moto a primeira vista é bonita e traz algumas novidades em relaçao as outras do mesmo segmento,fata a injeçao eletronica que é um item já presente em motos de baixa cilindrada no mercado brasileiro.
GOSTEI MUITO DA MOTO,SERA A MINHA PRIMEIRA MOTO.
PARABEM PELA REPORTAGEM
A opinião dos outros não me interessa
A moto é show não vejo a hora de colocar uma na minha garagem.
Parabéns a revista pela reportagem e a DAFRA pela moto
já tenho uma speedy 150 mais depois de olhar essa beleza tenho certeza que a speedy vou vender e a APACHE será minha mais nova parceira de rodagem.
ADOREIII...SERÁ MINHA PRIMEIRA MOTO TBM...VOU COMPRA-LA EM SETEMBRO....
Comprei a minha no dia 28/05 E VOU PEGAR NO DIA 1/06/2010. vAMOS VER SE E BOA MESMO,A MINHA PREOCUPAÇÃO E ONDE VOU ENCONTRAR PEÇAS PRA ELA, CASO PRECISE.
eu tenhu uma apage dessas so k a minha vermelha,essas motos sao d++,ja peguei 130 km/h
e sem fala k sao super confortaveis para pilotageme tbm sao bem leves ,dao de parabens essas moto apavora!!
Comprei uma moto apache 150 é show, muito boa, otima dirigibilidade.
vendendo uma zero, eu ganhei e nao quero ficar com a moto, pois já tenho outra
ana_moglie@hotmail.com
quanto ela faz na cidade com 1L em média? e a Kansas? e a Speedy?
a Apache é mto mais bonita, mas se der mto diferença no consumo ,vou pegar uma um pouco inferior mesmo.
queria saber porq nao se consegue acessar o site da dafra? alguem sabe/
a moto pode ser bonita nas depois que esquenta é muito ruim de entrar o ponto N.
jq comprei a minha ela sensacional
Quanto os funcionários e vendedores da Dafra ganharam com esss comentários? kkk A moto é uma porcaria meu sobrinho comprou uma andou 2 mil km vendaeuu rapidinho, vivia mais no conserto que em casa
Dafra Apache,peço a um entendido do assunto que me escleresa no seguinte, o chumbado do suporte da suspensão trazeira estão desalinhadas, corro risco? Todas as motos estão assim, será má fabricação me ajudem, pode ser que todos que compraram estejam correndo risco.Nos ajudem para acionarmaos a Dafra para exigirmos os devidos ajustes. resp, email, marbel_2011@hotmail.com
A moto é muito muito boa recomendo a todos amantes de duas roda, comprei uma zero rodei 470 km e cheguei a atingir a velocidade de 131 km/h imagina amaciada quanto sera que ela pega a dafra esta de parabens me apaixonei por tudo que a moto tem tudo funciona perfeitamente. Abraços
quero compra sera q e boa mesmo?
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