Yamaha Lander XTZ 250 e Honda XRE 300 quem vence o duelo no segmento de motos trail de média cilindrada.
sexta-feira, 16 de abril de 2010
Yamaha Lander XTZ 250 e Honda XRE 300 são as principais concorrentes no segmento de motos trail de média capacidade cúbica – não são pequenas como as 125/150cc e nem grandes e caras como as de 600cc. Ambas têm a proposta de serem motos de uso misto, ou seja, saem-se bem tanto no asfalto como na terra. Nenhuma delas foi projetada especificamente para o fora de estrada. Aliás, há algum tempo, as motos de uso misto têm se tornado mais “on” do que “off-road”.
A própria XTZ 250 Lander, lançada em 2006, era menos off-road que a sua então concorrente Honda XR 250 Tornado. A posição de pilotagem, o banco mais confortável, balança traseira em aço, entre outros itens de seu projeto denunciavam que a trail da Yamaha chegava para atender aqueles motociclistas que querem ter uma moto para usar na cidade e, nos finais de semana, dar aquela esticada até o sítio e encarar uma estrada de terra. Mesmo assim, a XTZ 250 ainda manteve o design dos modelos fora-de-estrada.
A Honda XRE 300 foi apresentada em 2009 para substituir Tornado e Falcon em uma tacada só. Os engenheiros da Honda perceberam que os trilheiros que usavam a Tornado em enduros haviam migrado para a CRF 230F e, como a Falcon não atenderia o Promot 3, criaram uma moto assumidamente de uso misto, deixando um pouco de lado sua vocação off-road.
Para isso, aumentaram a capacidade cúbica do motor para 300 cc, adotaram injeção eletrônica, e equiparam a XRE 300 com o tão pedido freio a disco na traseira. Além disso, apostaram em um design mais aventureiro, com o polêmico visual “bico de pato” que já havia sido utilizado pela BMW na F 650 GS e pela Suzuki na DR 800. Ainda dotaram a nova XRE de um largo e confortável banco em dois níveis, bagageiro de série e um tanque de 12,4 litros, que davam a ela credenciais para encarar viagens mais longas.
Por se tratar de um projeto mais novo, a XRE 300 traz mais evidente essa tendência das motos trail ficarem mais “dentro da estrada” do que fora dela. Porém, ambas oferecem suspensões de longo curso, rodas de 21 polegadas na dianteira, pneus de uso misto (aliás, as duas saem de fábrica com os Metzeler Enduro 3, porém em medidas diferentes). Juntamente com a posição de pilotagem bastante ereta e natural, com um guidão aberto, XRE 300 e XTZ 250 encaram bem uma estrada de terra, alguma lama, mas “encalham” em trilhas.
Desempenho
A primeira diferença entre XRE 300 e Lander 250 é óbvia: a capacidade cúbica do motor. Com comando duplo no cabeçote, refrigeração a ar com radiador de óleo e 291,6 cm³ de capacidade, o motor de um cilindro da Honda oferece 26,1 cavalos de potência máxima a 7.500 rpm. Já a Yamaha tem comando simples, refrigeração a ar também com radiador de óleo e 250 cm³ de capacidade, o monocilíndrico da Lander produz 20,1 cavalos a 8.000 rpm. Apesar da potência declarada pelas empresas ser tão diferente, a velocidade final de ambas não é tão díspar como se poderia imaginar: ambas chegam a 130 km/h sem esgoelar, com uma leve vantagem para a XRE 300.
Mas o que importa é como ambas chegam até lá. Com o torque de 2,81 kgf.m a 6.000 rpm melhor aproveitado pelo câmbio de cinco marchas, a XRE 300 demonstra mais fôlego e uma aceleração mais vigorosa – apesar disso cobra um pouco pelo ruído excessivo produzido pelo motor. Nessa situação de aceleração, os 2,09 kgf.m de torque máximo a 6.500 rpm dão a impressão que a moto da Yamaha é, de fato, um pouco mais lenta. Por outro lado, seu motor apresenta um funcionamento menos ruidoso.
Vale dizer que a diferença de desempenho não chega a ser um fator decisivo na hora da compra. Ou seja, não espere que a XRE 300 seja um “foguete” perto da XTZ 250, porque não é.
A adoção da injeção eletrônica na linha 300 cc também contribuiu para acabar com a fama de beberrão do motor Honda. Durante o teste a XRE 300 rodou 28 km com um litro de gasolina – em uso na cidade, estrada e na terra. Enquanto a Lander teve média de consumo de 28,5 km/litro.
Uma diferença mais perceptível é a agilidade dos dois modelos. Apesar de ambos terem rodas de 21 polegadas na dianteira e 18, na traseira, e usarem o mesmo modelo de pneu, as medidas são diferentes. Enquanto a XRE 300 usa um pneu dianteiro 90/90-21, portanto com 90 mm de largura, a Lander tem um pneu mais estreito (80/90-21), que se reflete em mais agilidade nas mudanças de direção. O menor peso da Yamaha – 132 kg a seco contra os 144,5 kg da XRE – também contribui para a sensação de que a Lander é mais ágil. Como de fato é.
Instrumentos e acessórios
Além do desempenho e consumo, outros fatores têm de ser levados em conta. A Lander, desde seu lançamento, traz um completo painel multifuncional de leitura digital. A Honda também caprichou no painel da XRE 300. Na extinta Tornado já era digital, mas agora traz conta-giros e marcador de combustível.
Destaque também para o potente farol da XRE 300 com lâmpada de 55 Watts. No modelo Yamaha, a lâmpada do farol é de apenas 35 Watts que, apesar do bom trabalho do refletor, fica devendo se comparado com a Honda. Porém a fábrica ficou devendo o útil lampejador de farol na XRE. Item de série na Lander e que, pelo preço e porte do modelo, também deveria estar presente na XRE 300.
Por outro lado, a Honda instalou um belo e também útil bagageiro de série na XRE 300. Na Lander o item é vendido como acessório opcional.
O Preço
O quesito preço não ficou por último por acaso. Além de pesar bastante na hora de decidir qual das duas trails comprar, a diferença de preço entre elas é grande. Enquanto a Yamaha XTZ 250 Lander, ano e modelo 2010, está sendo comercializada por R$ 12.000 nas concessionárias da marca na capital paulista, a Honda XRE 300 versão standard (sem freios ABS) está sendo vendida em média por R$ 13.600. Uma diferença de preço de mais de 10% que pode pesar bastante na hora da decisão.
Pois mesmo que a XRE 300 tenha o status de novidade, rodas e balança em alumínio e motor um pouco mais potente, a grande diferença de preço não se justifica na hora do uso. O desempenho não é tão superior e o design, apesar de me agradar, é polêmico e muitos torcem o nariz.
Quando lançou a XTZ 250 Lander, a Yamaha superou a Tornado com um modelo mais moderno, dotado de injeção eletrônica, enfim uma moto de uso misto mais de acordo com a tendência do mercado. A Honda agora dá o troco com a XRE 300: uma moto superior, ainda de acordo com a proposta mais on do que off-road, que a Lander. Tem motor mais potente, bom consumo, banco confortável, que dão vantagem ao modelo Honda. Porém a diferença de preço pesa e muito a favor do modelo Yamaha.
FICHAS TÉCNICAS
Honda XRE 300
Motor: monocilíndrico, quatro tempos, quatro válvulas, duplo comando no cabeçote (DOHC) e arrefecido a ar com radiador de óleo
Capacidade cúbica: 291,6cc
Potência máxima: 26,1 cv a 7.500 rpm
Torque máximo: 2,81 kgf.m a 6.000 rpm
Diâmetro x curso: 79,0 x 59,5 mm
Alimentação: Injeção eletrônica de combustível
Relação de compressão: 9,0: 1
Sistema de ignição: Eletrônica
Partida: Elétrica
Câmbio: Cinco velocidades
Embreagem: Multidisco em banho de óleo
Suspensão Dianteira: Garfo telescópico com 245 mm de curso
Suspensão Traseira: Monoamortecida com 225 mm de curso
Freio Dianteiro: Disco simples de 256 mm de diâmetro e pinças de dois pistões
Freio Traseiro: Disco simples de 220 mm de diâmetro e pinça de pistão simples
Pneu Dianteiro: 90/90 – 21M/C (54S)
Pneu Traseiro: 120/80 – 18M/C (62S)
Chassi: Berço semiduplo
Dimensões: (C x L x A) 2.171 mm x 830 mm x 1.181 mm
Altura do assento: 860 mm
Altura mínima do solo: 259 mm
Entre-eixos: 1.417 mm
Capacidade do tanque: 12,4 litros (2,3 litros de reserva)
Peso seco: 144,5 kg
Cores: Preta, vermelha e amarela metálica
Preço: R$ 13.600 (preço médio praticado nas concessionárias de São Paulo - SP)
Yamaha XTZ 250 Lander
Motor: monocilíndrico, quatro tempos, duas válvulas, comando simples no cabeçote (OHC) e arrefecido a ar com radiador de óleo
Capacidade cúbica: 249 cm³
Potência máxima: 20,7 cv a 8.000 rpm
Torque máximo: 2,09 kgf.m a 6.500 rpm
Diâmetro x curso: 74 x 58 mm
Alimentação: Injeção eletrônica de combustível
Relação de compressão: 9,8: 1
Sistema de ignição Eletrônica
Partida: Elétrica
Câmbio: Cinco velocidades
Embreagem Multidisco em banho de óleo
Suspensão Dianteira: Garfo telescópico com 240 mm de curso
Suspensão Traseira: Monoamortecida com 220 mm de curso
Freio Dianteiro: Disco simples de 245 mm de diâmetro e pinça de dois pistões
Freio Traseiro: Disco simples de 203 mm de diâmetro e pinça de pistão simples
Pneu Dianteiro: 80/90 – 21M/C (54S)
Pneu Traseiro: 120/80 – 18M/C (62S)
Chassi: Berço semiduplo
Dimensões: (C x L x A) 2.125 mm x 830 mm x 1.180 mm
Altura do assento: 875 mm
Altura mínima do solo: 245 mm
Entre-eixos 1.390 mm
Capacidade do tanque: 11 litros
Peso seco: 132 kg
Cores: Azul, vermelha e preta
Preço: R$ 12.000 (preço médio praticado nas concessionárias de São Paulo - SP)
Fonte e Imagens: Agência INFOMOTO
24 comentários:
a lander comanda
Discordo da afirmação que o motor da HONDA XRE 300 é mais barulhento do que o da Yamaha Lander. Possui uma Lander assim que ela foi lançada e quando peguei a moto na concessionária e fui para a minha casa, no segundo quarteirão fiz a volta e retornei à autorizada para que verificassem um barulho forte quando se acelerava, parecendo batida de pistão. Na autorizada me informaram que era um barulho característico do motor. Depois da Lander comprei uma Honda XRE 300 e o motor é bem mais silencioso que o da yamaha, em termos de potência é ligeiramente mais forte e a moto é bem mais confortável.
prefiro a yamaha
prefiro a xre sem penssar duas vezes
sem duvida o confroto que a xre 300 da vai compesa na viagel ou no tempo de pilotagel,fora os item de sere q ela vem,parabns honda por mosta q ainda esta qrerendo fica no mercado,e para quem tem xre 300 ou pença em ter uma, uma boa pilotagel ate mais !!!!!!!!!!!!!!
bom muito muito bom xre 300
bom mesmo seria se a lançassem a lander 300 !
o motor da yamaha e bem mais silencioso do que o da honda compara a fazer com a twister.
a twister bate corrente de mais, mo barrulheira
a cb 300 mesma coisa en termos de motor a yamaha
e melhor
ola,sou motociclista militar,e tambem motociclista do motobase MC do RJ.Pois bem;para quem ja teve a oportunidade de montar ou pilotar as duas,vai concordar que a XRE 300 tem um pequeno apoio lombar no seu banco,no qual ajuda em muito em longas viagens,nao cança...na parte superior do banco o carona agradeçe muito aquele caroço,que e o freio do carona para não escorregar para cima do piloto.a carenagem joga bem o vento para cima do capacete,o motor mais suave,e silencioso...resumindo vc relacha mas,na lander ja e mais tenção...fazem o teste,pegue uma estrada e viage durante 4 horas,depois me conta..abraços wagner...
pra quem quer moto so pa viajar,essa xre ate que parece ser um POUCO melho que a lander,mas no geral(uso urbano,transito engarrafado,estrada de terra,trilha,etc...)a lander e muito melhor,ela e mais leve e mais agil que a xre e na estrada ela e muito boa tambem,alem de ser mais bonita e mais economica.Ela tambem nao apresenta problemas de vasamnto no motor como na xre.resumindo,a lander e melhor e tira muito mais chinfra que este mosquitao.
A XRE 300 e bem mais bonita quanto a lander e ben feia
ouvi muita reclamação com relação a peso e vasamento de motor da XRE, e um amigo tinha uma LANDER trocou por uma XRE e se arrependeu pois a moto parada cai muito em terrenos com desnivel sem contar o fato que cada tombo que a XRE sofreu foi um tipo de prejuizo como tanque manetes setas...em fim ele voltou pra LANDER. Possuo uma XTZ 125 que não perde em nada pra concorrencia e estou comprando uma LANDER...
Abraço a todos...
fico com a lander , não deve nada a xre .
eu tenho uma xre e mais dois amigos que também tem até agora não tivemos nada pra reclamar é uma moto macia que responde bem o único defeito é a suspensão que abaixa demais quando monta
Eu acho que esses problemas da XRE, em relação a vazamento de oleo no cabeçote ou bomba de combustivel, foram todos resolvidos nos modelos mais novos e que esses problemas anteriores aconteceram nas motos 2009, assim como a bros... a lander é uma ótima moto também, acho que são quase a mesma proposta, a lander é melhor na cidade e na terra.. pra quem gosta de pegar estrada, a XRE ganha no conforto e estabilidade, sem comparação!
sem contar qe a injeão da xre é um lixo!
gosto das duas mas acho a yamaha mais bonita
arieli
não gostava das motos yamaha, andei em uma XTZ-125 e gostei fiquei andando nela e senti muita diferença, tinha uma BIZ-125, comecei a analisar elas e vi q as moto da honda hoje em dia é só nome, achava a lander muito bonita e comecei a andar com a de um amogo e vi que a moto é fora de serio é uma maquina faço trilha e não me deixa na mão não,e as tornado e a XRE-300 que tem lá eu pensava que era o motoqueiro mas vi que era a moto sem desempenho mesmo, PODEM COMPRAR A LANDER-250
tinha uma xtz 125troquei numa cg 150 a cg é um lixo!!!! não vejo a hora de comprar uma lander!
gostei mais do desenho estradeiro da xre
lander sem duvidas.
a XRE é um lixo horrivél em todos os sentidos! E sem MAIS! YAMAHA É MOTO, HONDA É MEIO DE CONDUÇÃO!
toel ja resovero poblema clemaieira xre ja resovero poblema rachadura cabeçote xre o motor lander da 10 a 0 tecnologia na honda eta honda pra dar defeito pior nao tem garatia vai ter chorar na altorisada
Lander com certeza
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