BMW GS ganha cores e grafismos diferenciados em comemoração aos 30 anos da a linha enduro.
domingo, 23 de maio de 2010
A BMW do Brasil confirmou a chegada de três modelos da série especial em comemoração aos 30 anos da linha GS para o mês de setembro. A R 1200 GS, a R 1200 GS Adventure e a F 800 GS foram as escolhidas para ampliar o line up da marca no País.
Com o lançamento da R 80 GS, em 1980, a BMW criou uma nova categoria de motos, batizada de Enduro pela fábrica alemã. E para comemorar as três décadas de sucesso das motos de uso misto, a marca bávara apresentou esta semana na Europa toda sua linha GS, com cores e detalhes alusivos ao pioneirismo da R 80 GS.
As R 1200 GS, R 1200 GS Adventure, F 800 GS e F 650 GS receberam diversas alterações: banco vermelho com inscrição “GS”, pintura na cor branca com novos grafismos, protetor de mão, bolha fumê (exceto para o modelo Adventure) e adesivos com a inscrição “30 Years GS” posicionados no tanque de combustível. A BMW também lançou uma linha exclusiva de roupas e acessórios comemorativos as 30 anos da série GS.
Lançada no Salão de Colônia em 1980, a R 80 GS nasceu com a difícil missão de rodar tanto no asfalto como no fora de estrada. Porém, já no ano seguinte de sua apresentação, o piloto Hubert Auriol venceu o Rally Paris-Dakar, a competição off-road mais difícil do mundo. Desde então a linha GS ganhou fama mundial, cresceu e ganhou muitos itens de conforto e segurança.
Atualmente, o modelo R 1200 GS é o líder de vendas da marca em todos os países onde seus produtos são comercializados.
Ao longo de sua trajetória, a palavra inovação sempre foi a marca registrada dessa linha. Vários diferenciais tecnológicos foram usados primeiro nos modelos da família GS, entre eles: a suspensão traseira monobraço (Paralever), suspensão dianteira Telelever, uso de rodas raiadas e pneus sem câmara, sistemas de freios ABS, sistema ESA de ajuste eletrônico de suspensão e o monitoramento digital da pressão dos pneus.
As aventureiras
Voltada para grandes viagens e aventuras, os modelos R 1200 GS e R 1200 GS Adventure, que chegarão ao país em setembro, têm como principais características a utilização do motor boxer com 1.170 cm³, que produz 110 cv de potência a 7.500 rpm, e a transmissão final por eixo cardã. O modelo garante conforto para longas viagens, com banco largo e boa proteção aerodinâmica. O tanque de combustível tem capacidade para 20 litros, (33 litros na versão Adventure), autonomia de sobra para “ganhar o mundo”. Na edição especial, o modelo 1200 GS incorporou ainda bolha fumê, rodas raiadas com acabamento em preto e protetor de mão. Já o modelo 1200 GS Adventure recebeu também um protetor de mão maior.
Já F 800 GS, que também será importada ao Brasil, conta com um motor bicilíndrico em linha de 798 cm ³, que gera 85 cv a 7.500 rpm de potência máxima. O destaque fica para a facilidade de pilotagem e também pelo menor peso. Com 185 kg a seco, a moto tem 30 quilos a menos que a R 1200 GS. A suspensão dianteira invertida e as rodas raiadas (sendo de 21 polegadas na dianteira) mostram que terrenos ruins não são problema para o modelo intermediário da linha GS. Em sua versão comemorativa recebeu ainda protetor de mão em aço com spoilers maiores, bolha fumê e protetor de motor em alumínio.
Já a F 650 GS que tem uma proposta mais urbana traz roda dianteira menor (19 polegadas), suspensão dianteira convencional e rodas de liga leve, porém apesar do nome usa o mesmo motor de 800cc. Entretanto, esse modelo especial não virá para o Brasil.
Texto: Lucas Rizzollo
Fotos: Divulgação
0 comentários:
Postar um comentário