Jerre Aventura em Nova Roma do Sul / RS.
quarta-feira, 19 de maio de 2010
Sábado, 08 de maio de 2010, 7hs, Porto Alegre/RS, 14º graus de temperatura era o que apontava os marcadores na cidade. E eu? Bom, eu já estava rodando, rumo a Nova Roma do Sul/RS, com temperatura já na casa dos 12 graus na serra, fazer um bate e volta a uma cidade que estive há um tempo atrás, mas que vale a pena voltar pois foi uma passagem muito rápida na época.
À 150 km de Porto Alegre/RS, com 750 m altitude, passando por cidades como São Vendelino, Farroupilha, retornando em torno de 5 km em direção a Bento Gonçalves, onde existe o acesso a Nova Roma a direita sendo que os últimos 40 km do destino é um festival de curvas(teste de habilidade), onde terás a companhia de parreirais, (da outra vez que estive pela região o perfume das uvas era fortíssimo), Vale do Rio das Antas e os paredões, sendo surpreendido em algumas curvas por algumas cachoeiras.
Conhecida por muitos, e nem tanto por outros, Nova Roma do Sul no Rio Grande do Sul é perfeita para quem quer fugir das rotas tradicionais. Diferente da realidade turística de outras cidades da serra, colonização principal de italianos, mas com imigrantes poloneses, suecos, e russos também fazendo parte de sua história.
Uma cidade com identidade, muita natureza, tranqüila, opções para o ecoturismo e aventura. Para os “eco-aventureiros”, que tal rafting no Rio das Antas? Ou quem sabe rapel, uma tirolesa e um pêndulo???
Desta vez pude me dedicar mais. Vou ressaltar alguns pontos turísticos que devem ser visitados na cidade, apesar de ser necessário rodar por estradas de chão batido. Estão em boas condições.
Ponte Julio de Castilhos
Fica a 15 km do centro. Um local histórico que data de 1930, conhecida também como Ponte de Ferro, que faz a travessia de Farroupilha à Nova Roma do Sul sobre o Rio das Antas. Para os observadores, após passarem a ponte, olhem por sobre a ponte vão ver 02 quedas d’água lá no alto do morro.
Curiosidade: 200 operários trabalharam na construção desta ponte.
Gruta Fiorese
Acesso de 7 km por chão batido, bom estado, casas antigas típicas italianas, parreirais, vista do Vale do Rio das Antas, esta gruta é local da Festa de Nossa Senhora de Lourdes, de brinde uma bela cachoeira que cai por sobre a gruta.
Igreja de São Pedro e São Paulo
Impõe-se bem no centro da cidade, em estilo romana. Como desta vez ela estava aberta pude visitá-la e tirar algumas fotos. Um marco da cidade, e com uma praça muito agradável bem em frente. Como rodei pelo interior uma pequena parte do percurso, achei outras capelas interessantes. Rodar em um ambiente mais rústico, interior, é sempre muito bom.
Casarão e Bliblioteca Municipal
Bem ao lado da Igreja, casarão típico do inicio do século passado.
Usina Hidrelétrica Castro Alves (UHT)
Chão batido novamente, 6 km do centro da cidade. Plátanos pela estrada, para em seguida achar o Mirante que te da uma bela visão da barragem e do vale.
Balsa União II
Fica pouco mais a frente da Barragem, atravessa o Rio das Antas e faz a ligação com Nova Pádua/RS. Na outra ocasião sai por este roteiro. Vale a pena.
Custos travessia de motos e carros de passeio, R$ 3,00, das 6h às 20hs.
Cachoeirão
Fica a 2 km após a Balsa, para quem curte ver a força das águas esculpindo as pedras de origem vulcânica, é o espetáculo.
E vou dar uma dica a mais aqui!
Se você continuar pela mesma estrada após o Cachoeirão, em torno de 10 km, você ira costeando o Rio das Antas sempre, com belas formações de pedras, muito verde, e sairá lá na Ponte de Ferro por sobre o Rio das Antas, que fica na chegada da cidade. Estrada esta pouquíssima usada, estreita, para somente um carro na largura.
Existem duas opções de refeições na cidade, optei pelo Restaurante Baggio, buffet livre com comida caseira variada mais churrasco. Espaçoso, da para ir com turma. Liguem antes, pois aos domingos este em particular não funciona.
Onde comer:
Restaurante Baggio
Rua Julio de Castilhos 740
Fone (054) 3294-1714
Boas estradas e até a próxima!
0 comentários:
Postar um comentário