Jorge Lorenzo vence no circuito de Silverstone no Grande Prémio de Inglaterra.
segunda-feira, 21 de junho de 2010
Em mais uma corrida sem história no que respeita à luta pelo primeiro lugar, que esteve sempre na posse do “poleman” Jorge Lorenzo, o Grande Prémio de Inglaterra em Silverstone (circuito que o Mundial não visitava desde 1986), valeu sobretudo pela luta travada pelas posições secundárias do pódio.
Numa corrida onde alinharam apenas 15 pilotos (além de Rossi, também Aoyama ficou de fora devido a uma queda no warm-up), o espanhol da Yamaha fez uma corrida perfeitamente à parte, e quando estabilizou em mais de oito segundos de vantagem, manteve o ritmo até ao final.
Atrás dele – muito atrás – um grupo animado dava alguma cor à corrida. Randy de Puniet, Andrea Dovizioso e Nicky Hayden compunham um primeiro grupo, e depois outro trio com Simoncelli, Pedrosa e Spies. No entanto, Casey Stoner, que caiu para penúltimo na sequência de uma péssima partida, recuperava terreno a olhos vistos, e estes dois grupos confundiram-se, tendo-se juntado a eles o australiano.
A quatro voltas do fim, De Puniet, que até então tinha alternado com Dovizioso no 2º posto, andou “para trás” e estabilizou no 6º lugar. À sua frente, Ben Spies foi passando por quase todos (grande luta com Hayden) e só não chegou a Dovizioso, que com o 2º posto supera Pedrosa no Campeonato. Spies conseguiu, com o 3º lugar, o seu primeiro pódio em MotoGP, e Hayden teve de se contentar com mais um 4º lugar (o seu quarto em 5 corridas), à frente de Stoner. Depois colocaram-se Puniet, Simoncelli, Pedrosa e, muito distante, Colin Edwards no 9º posto, com Espargaró a fechar o top 10. Terminaram ainda Barberá, Bautista e Kallio. Melandri e Capirossi abandonaram devido a quedas, e as duas Suzuki ocupam agora os dois últimos lugares do campeonato.
A próxima prova, o G.P. da Holanda em Assen, disputa-se já no próximo dia 26 (um Sábado).
Nas Moto2, uma manobra na última volta, de Jules Cluzel sobre Thomas Lüthi, permitiu ao francês conquistar a sua vitória de estreia no Mundial, com Simon a ficar no último lugar do pódio, onde poderia ter estado o detentor da “pole”, Claudio Corti, que caiu na penúltima passagem. O líder do Campeonato, Toni Elías, foi apenas 10º, tendo saído do 19º lugar da grelha, mas manteve o comando, com Shoya Tomizawa (6º) a reduzir a vantagem de 19 para 15 pontos.
Finalmente, em 125 cc, Marc Marquez e Pol Espargaró travaram um disputadíssimo duelo pela vitória até à última volta, com vantagem para Marquez, que assina a sua segunda consecutiva. A mais de 12 segundos de distância, o último lugar do pódio era discutido entre o homem da casa, Bradley Smith (o único pódio não espanhol esta época nas 125 cc), Nicolas Terol e Efren Vasquez, e Smith conseguiu o terceiro lugar à frente de Terol, enquanto Vasquez caiu e veio a terminar no 11º posto. Com estes resultados, Pol Espargaró passa a liderar o Mundial com apenas um ponto de vantagem sobre Terol.
Classificações
MotoGP
1. Jorge Lorenzo (Yamaha)
2. Andrea Dovizioso (Honda)
3. Ben Spies (Yamaha)
4. Nicky Hayden (Ducati)
5. Casey Stoner (Ducati)
Campeonato – MotoGP
1. Jorge Lorenzo, 115 pontos
2. Andrea Dovizioso, 78
3. Dani Pedrosa, 73
4. Valentino Rossi, 61
5. Nicky Hayden, 52
Moto2
1. Jules Cluzel (Suter)
2. Thomas Lüthi (Moriwaki)
3. Julian Simon (Suter)
4. Scott Redding (Suter)
5. Alex Débon (FTR)
Campeonato – Moto2
1. Toni Elías, 80 pontos
2. Shoya Tomizawa, 65
3. Thomas Lüthi, 58
4. Julian Simon, 51
5. Simone Corsi, 51
125 cc
1. Marc Marquez (Derbi)
2. Pol Espargaró (Derbi)
3. Bradley Smith (Aprilia)
4. Nicolas Terol (Aprilia)
5. Tomoyoshi Koyama (Aprilia)
Campeonato – 125 cc
1. Pol Espargaró, 99 pontos
2. Nicolas Terol, 98,
3. Marc Marquez, 82
4. Bradley Smith, 61
5. Esteve Rabat, 50
0 comentários:
Postar um comentário