Projeto para pista do Mundial de Motocross no Brasil impressionou pela estrutura que será montada.
quinta-feira, 5 de agosto de 2010
O projeto de pista apresentado por Justin Barclay e Greg Atkins, da Youthstream, para a etapa brasileira do Mundial de Motocross, que acontece nos dias 21 e 22 de agosto em Campo Grande, MS, impressionou o responsável pelo projeto no Brasil, Adílson Greco.
Presente no esporte há mais de vinte anos, Kalunga, como é mais conhecido, começou como piloto, depois virou fotógrafo e, por último, passou a acompanhar o circuito de motocross brasileiro como patrocinador. E em todos estes tempos no esporte ele garante. “Nunca vi uma pista como essa ser construída no Brasil”.
O que mais impressionou Kalunga foi a quantidade de buracos cavados pelos organizadores, que estão deixando o terreno que, a princípio era plano, em algo totalmente desnivelado. “Tem alguns lugares em que eles fazem escavações de mais de quatro metros. Um lugar que, no projeto era apenas uma curva para a esquerda, acaba virando uma parabólica”, comenta ele.
O projeto de construção da pista começou pra valer nesta quarta-feira. A previsão de chegada de Justin e Greg no Brasil era para sábado mas problemas com a conexão de vôo fez com que eles desembarcassem no Brasil somente na segunda-feira.
Na terça, foi dia de demarcação de pista e nesta quarta as máquinas entraram em ação e começaram a desenhar a pista que abrigará a antepenúltima etapa da principal competição da modalidade no mundo.
Kalunga comentou ainda que a pista deverá ficar ainda melhor com o passar do tempo, segundo a visão dos construtores da Youthstream. “Estava conversando com o Greg e ele estava me falando que acredita que o tempo ideal para maturação de uma pista é de três anos”, disse.
Cuidado
Outra coisa que impressionou muito o responsável brasileiro pela pista é o nível de cuidado apresentado até o momento. Apesar da pista ser localizada em uma área muito seca, como em Campo Grande, o traçado está sendo trabalhado com um grande sistema de drenagem e um acabamento impecável.
O projetista tem apontado até lugares para a plantação de árvores para que, no futuro, alguns pontos da pista sejam cobertos com sombra. “Não penso nisso como uma pista de motocross e sim como um campo de golfe”, comenta Justin Barclay, deixando claro o nível de zelo com o traçado.
Kalunga comentou ainda que a área de Paddock já está quase toda pronta e que o setor deve ser finalizado muito antes do que aconteceu na etapa de Canelinha, no ano passado.
Local aprovado
O local escolhido para realizar a pista não só foi aprovado como também foi muito elogiado pelos representantes da Youthstream, que realiza o Mundial no mundo inteiro. A grande área de estacionamento e a beleza do local, que fica próximo de um parque, foram os principais fatores positivos apontados por eles.
A estrutura da cidade de Campo Grande também foi alvo de elogios. “Eles disseram que a cidade é muito bonita, com avenidas largas, boas instalações e que acreditam que a prova no país tem tudo pra ser um sucesso”, comentou Kalunga.
O GP Brasil de Motocross 2010 tem o patrocínio do Governo do Estado do Mato Groso do Sul, Honda, Enersul, Banco Rural, Mormaii, Red Bull, Teka Group, Sidi, KTM e Rebootizer. Realização Bracco Internacional e YouthStream. Supervisão CBM, Federação de Motociclismo do Mato Grosso do Sul e Federação Internacional de Motociclismo.
Fonte: www.ysports.com.br
Fotos:Paulo JS / www.motonatrilha.com
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