Alves Motos Honda realiza super feirão e teste drive dos novos modelos a CB 300 com ABS, XRE 300 e a scooter Lead 110.
quarta-feira, 25 de novembro de 2009
Sábado de muito sol, céu azul, um ótimo dia para andar de moto. Aproveitando esse dia perfeito fomos conferir de perto o Feirão Alves Motos que foi realizado na Praça de Eventos Guadalaja em Garanhuns e dar uma volta nos novos modelos Honda com C-ABS.
Pra você que não entende bem como funciona o sistema C-ABS vou tentar explicar de maneira simples.
As CB 300 R e a XRE 300 passam a contar com o sistema de freios C-ABS (Combined ABS). Desse modo, o ABS (Anti-lock Brake System) evita o travamento das rodas, ao passo que o CBS (Combined Brake System) distribui a força de frenagem entre as rodas dianteira e traseira. Os sistemas pesam 5 kg na CB e 6,5 na XRE. Apesar de o mesmo dispositivo estar presentes nas duas motocicletas, a Honda trabalhou em diferenciações para a CB 300R e a XRE 300. Já que uma é a mais on-road e a outra encara terrenos off-road. De acordo com a Honda, o C-ABS da XRE tem um tempo de pressurização mais rápido, o que garante a eficiência em pisos de menos aderência.
O novo pacote da CB 300 e XRE incluí: sensores de leitura nos freios dianteiro e traseiro, um módulo de controle que processa as informações fornecidas por estes sensores, cáliper de três pistões na dianteira, freio a disco na traseira, luz de advertência do funcionamento no painel e grafismo com identificação do C-ABS na carenagem. As cores disponíveis são as mesmas da versão standart, ou seja, preta, vermelha, amarela metálica e prata metálica.
Começamos nossa voltinha pela XRE 300.
Seguindo sua proposta de substituir dois modelos de uma tacada só, a nova XRE 300 perdeu algumas características off-road da Tornado. Além de abandonar o banco fino, o tanque esguio e o visual “cross”, a XRE 300 é 10 kg mais pesada que sua antecessora (144,5 kg na versão standard e 151 kg na recém lançada versão com ABS). Mas manteve as rodas de alumínio (21 polegadas na dianteira e 18 na traseira) e os pneus de uso misto Metzeler Enduro 3, bons para encarar estradas de terra com segurança.
As suspensões foram recalibradas e estão mais macias que as da Tornado. Também a nova XRE 300 não tem a pretensão de acompanhá-lo nas trilhas pesadas que a XR 250 conseguia enfrentar. Mas se for para enfrentar apenas trechos de terra, pode confiar que a nova Honda encara sem problema.A balança traseira continua sendo feita em alumínio, mas agora a XRE 300 ganhou um freio a disco na traseira. Antigo pedido de seus consumidores e equipamento fundamental para encarar de igual para igual a Yamaha XTZ 250 Lander que, desde 2007, já trazia o item de série. O funcionamento está dentro da proposta da moto.
Na prática, a XRE 300 com o C-ABS oferece respostas mais eficientes. O tempo da ação e da reação do sistema é mais rápido, o que representa uma frenagem com mais segurança. Além disso, o sistema da Honda evita derrapagens e oferece ainda maior controle direcional, mesmo em pisos com pouca aderência. Detalhe: a XRE 300 é o primeiro modelo trail desenvolvido para usar o C-ABS também na terra. Vale ressaltar o bom desempenho do sistema, que fica habilitado o tempo todo, mesmo na terra. Mesmo o piloto estancando o freio, a moto não sai do trilho.
A segunda da lista foi a LeadA Lead 110 é a scooter Honda mais vendido no mundo e, em mais de 20 anos, está em sua quarta geração mundial. Para alcançar estes bons resultados, o modelo apresenta estilo essencialmente urbano e porte ideal para o uso cotidiano. Oferece desempenho e segurança, além de pilotagem fácil, confortável e prazerosa, devido à transmissão automática. Confiável, traz motor alimentado por injeção eletrônica de combustível PGM-FI, que melhora seu desempenho e reduz o índice de emissão de gases poluentes. A soma de todos estes atributos resulta numa bem sucedida combinação de conveniência e agilidade sobre duas rodas.
Suas linhas marcantes, com estilo contemporâneo, resultam em formas modernas e essencialmente urbanas. Devido às suas dimensões, a pilotagem é fácil e segura, mesmo em meio ao trânsito intenso. A elegância e a sofisticação do Lead são reforçadas pelas quatro cores escolhidas para comercialização: preta, vermelha metálica, bege metálica e prata metálica.A carenagem que envolve o guidão conta com farol com lente multi-focal, que fornece potentes feixes de luz de 35/30 watts e assegura ótima visibilidade durante a pilotagem, pois acompanha o movimento do guidão. As setas, integradas ao escudo frontal e com lentes multi-refletivas, podem ser mais facilmente visualizadas pelos demais motoristas em meio ao trânsito. Na traseira, os piscas integrados com a lanterna formam um conjunto harmônico.
O painel de instrumentos, além de visualmente agradável, oferece toda a funcionalidade necessária ao dia a dia. É composto por velocímetro, hodômetro total, marcador de combustível, indicador da temperatura do motor, além de luzes-espia da injeção eletrônica, piscas (com direita e esquerda independentes) e farol alto. Basta um simples olhar para visualizar todas as informações necessárias a uma pilotagem segura e tranqüila.
O formato do assento, em dois níveis e com 740mm de altura do solo, proporciona o máximo de conforto para piloto e garupa, tanto na locomoção diária quanto para percorrer longas distâncias. O assoalho permite a proteção e o descanso dos pés do piloto e seu formato mais esguio facilita o apoio dos pés no chão. Para o garupa, o conforto é ampliado pelas pedaleiras de alumínio retráteis e pelas alças em alumínio, integradas ao bagageiro.
E para encerrar o teste drive pilotamos a CB 300 R com sistema C-ABS.
A motocicleta conta com sensores de leitura nos freios dianteiro e traseiro, um módulo de controle que processa as informações fornecidas por estes sensores, freio a disco na traseira, cliper de três pistões na dianteira, luz de advertência do funcionamento no painel e grafismo com identificação do C-ABS na carenagem, diferenciando as motocicletas de suas versões Standard.O que distingue as duas motocicletas é o “setting” específico aplicado ao sistema C-ABS da XRE 300, que é composto por tempo de pressurização mais eficaz, uma vez que o ciclo de atuação do ABS em motocicletas de uso misto é mais curto. Resumindo a moto para mesmo e sem derrapagens bruscas e se tornou mais confortável pela distribuição da frenagem que pode ser feito apenas com o freio dianteiro ou apenas o traseiro.
Na oportunidade os visitantes puderam adquirir as motos com preços muito atraentes e ótimas facilidades de pagamento. A Alves Motos é umas das patrocinadoras oficiais do Garanhuns Moto Feste e esta de parabéns pela iniciativa.
0 comentários:
Postar um comentário