ZEV 7000 promete ser o scooter elétrico mais rápido do mundo.
terça-feira, 27 de abril de 2010
O fabricante amerciano ZEV apresentou um scooter elétrico que alega ser o mais rápido do mundo em produção em série, chamado de ZEV 7000 e custa, nos EUA, 7.237 dólares.
O scooter foi capaz de alcançar a velocidade máxima de 113 Km/h. Para tanto, emprega um motor elétrico, assim como sugere seu nome, de 7 KW, capaz de gerar um pico de saída em torno de 8 e 14 KW. O torque é bastante alto, chegando a 184 Nm. Todo este desempenho é harmonizado com uma boa autonomia, que pode varia entre 85 e 115 quilômetros para uma carga completa da bateria. São necessários 25 minutos para uma recarga de 75% do total de carga da bateria de lítio e duas horas para uma carga completa.
O scooter é dotado de um sistema de seleção de potência (amperagem) que a ZEV chama de "transmissão eletrônica". O condutor pode extender a autonomia do scooter selecionando uma menor potência ou usar mais potência, mas com menor autonomia. Este sistema pode ser acionado com o scooter em movimento, mais ou menos como um sistema de troca de marchas.
O que também ajuda numa melhor relação performance versus autonomia da ZEV 7000 é o seu pouco peso, apenas 134 Kg.
Para resfriar o motor, a ZEV utiliza um sistema com banho óleo, o que possibilita uma maior performance e maior durabilidade do conjunto, além de evitar a corrosão dos magnetos. O scooter tem dois aos de garantia.
O medelo usa a mesma plataforma da Dafra Laser vindida no Brasil.
0 comentários:
Postar um comentário