Segredo revelado. Alpinestar apresenta o Tech Air um super macacão com sistema de airbag.

domingo, 9 de maio de 2010

RevistaExtreme.com | Segredo revelado. Alpinestar apresenta o Tech Air um super macacão com sistema de airbag.

A marca italiana estava trabalhando em segredo no Tech Air desde 2003 mas, chegou o momento de o mostrar ao mundo, em parte porque já existe uma data de comercialização ao público: Junho de 2011. Rumores dos Estados Unidos, apontam para que o sistema de airbag vá adicionar ao preço do macacão réplica de competição, um valor que deverá rondar os 2.500 dólares americanos .

Quanto ao sistema em si, tudo é acionado através de sensores eletrônicos que se encontram posicionados em locais secretos no macacão, e que comunicam com um “cérebro” computorizado. Este mini-computador é quem decide em última análise se o airbag é acionado ou não, após analisar uma série de critérios pré-definidos. Todas estas peças e acessórios significam que o fmacacão passa a pesar cerca de 500 gramas a mais em relação à versão normal.

O Alpinestars Tech Air funciona em 6 fases:

1ª fase – Os sensores colocados no macacão recebem e fazem um diagnóstico primário dos dados recebidos;

2ª fase – Basicamente conhecida como o “algoritmo de acionamento”. Nesta fase o macacão tem de estar com o fecho totalmente fechado, o motociclista tem de se encontrar na moto a funcionar e em andamento. Após estes critérios estarem verificados, o macacão está pronto a ficar “acionado”;

3ª fase – O sistema analisa um série de ações e dados que estão pré-definidos como serem uma queda. Estes dados ou ações, podem ser passados ao computador através de um sensor, de alguns sensores ou, de todos os sensores em conjunto;

4ª fase – Esta fase é de classificação. O sistema recebeu as informações dos sensores na fase anterior e, após catalogar toda a informação, decide se se trata mesmo de uma queda. A esta altura passaram-se apenas 2 milisegundos desde o início da fase 1;

5ª fase – Nesta altura o Tech Air efetua uma última catalogação das informações recolhidas, ou seja, uma espécie de “cartilha de segurança”;

6ª fase – Passaram-se 8 milisegundos desde o início do processo, o sistema deu o “ok” para o airbag ser accionado e, em 50 milisegundos o airbag é inflado. É o final de todo o processo. Após mais ou menos 25 segundos, o “saco” fica completamente vazio.

O sistema do Tech Air é composto por dois cilindros separados que contêm uma carga de nitrogénio frio. A carga fica pronta a ser reutilizada após 60 segundos, após o accionamento inicial.

Vários pilotos patrocinados pela Alpinestars encontram-se neste momento e, durante toda a temporada de 2010, testando o macacão de competição, sendo que Ben Spies até já o utilizou em competição, durante a prova de abertura do Mundial de Velocidade no Qatar. De acordo com responsáveis da marca, o Tech Air será adaptado para uma utilização profissional em circuito, para utilização em estrada e, também, para uma utilização de todo-o-terreno.

O preço final será elevado mas… é um pouco difícil colocar um preço na nossa segurança!

Veja o vídeo do Alpinestars Tech Air em ação quando foi apresentado a alguns jornalistas americanos.



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